Anterior

Conceituado oftalmologista André Romano promove evento de repercussão mundial em Americana

20/10/2015

Anterior

Próxima

Vereadores de SB aprovam 5 projetos na sessão da Câmara

21/10/2015

Próxima
20/10/2015 - 19:22
Santa Bárbara é a 9ª melhor cidade do país, mostra ‘Revista Isto É’

 

Santa Bárbara d’Oeste é a 9ª melhor cidade do Brasil, entre os municípios de médio porte. A informação é do ranking “As Melhores Cidades do Brasil 2015”, divulgado pela ‘Revista Isto É’, no final de setembro. O levantamento incluiu os 5.565 municípios brasileiros com dados de 2014.

Realizado pela Editora Três e Austin Rating – empresa de classificação de risco do Brasil – o estudo teve o objetivo de analisar, classificar e mapear o nível de desenvolvimento socioeconômico dos 5.565 municípios brasileiros. Para apontar o resultado foi desenvolvido o Índice de Inclusão Social e Digital (IISD), que analisa 212 indicadores relacionados às áreas social, econômica, fiscal e digital e permite hierarquizar as cidades com foco na igualdade das oportunidades entre seus habitantes.

Entre os itens analisados, Santa Bárbara se destacou no ‘Acesso Digital ao Conhecimento’, com a 6ª colocação, ‘Indicadores Sociais’ (15ª), ‘Educação’ (16ª) e ‘Indicadores Digitais’ (15ª).

Já entre todos os municípios do país, Santa Bárbara d’Oeste aparece na 34ª colocação no ‘Acesso Digital ao Conhecimento’ e 37ª colocação no quesito ‘Indicadores Sociais’.

Para o prefeito Denis Andia, o estudo é bastante completo e que coloca Santa Bárbara d’Oeste como a nona melhor cidade do País e a segunda do Estado de São Paulo, entre as cidades de médio porte.  “Figurar entre as melhores cidades do país mostra que estamos no caminho certo na oferta de serviços e qualidade de vida ao cidadão. Ficamos satisfeitos com o resultado e continuaremos trabalhando para que esses indicadores melhorem ainda mais e consolide Santa Bárbara como referência regional”, comentou.

OUTRAS CONQUISTAS

Educação - Ideb

A rede municipal de Educação de Santa Bárbara d’Oeste conquistou a nota de 6,4 no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) 2013, estudo apresentado pelo Governo Federal, por meio do MEC (Ministério da Educação). A nota apresentada pelas escolas municipais foi superior à meta estabelecida pelo MEC ao município (6,1) e ficou acima das médias Estadual (6,1) e Nacional (5,2). O resultado barbarense em 2013 bateu também a meta estabelecida para este ano, quando o município terá que apresentar nota 6,4, que corresponde à qualidade do ensino em países desenvolvidos. O Ideb foi criado em 2007 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do Inep e em taxas de aprovação. O índice é medido a cada dois anos.

‘Município Verde Azul’

Desde que foi criado em 2007, Santa Bárbara d’Oeste conquistou pela primeira vez em 2013 o selo de ‘Município Verde Azul’, do Governo do Estado de São Paulo. A cidade manteve a certificação no ano passado garantindo a 53ª posição e a terceira colocação na Região Metropolitana de Campinas (RMC). Dos 610 municípios participantes do programa, apenas 118 obtiveram a certificação. O selo ‘Verde Azul’ comprova a eficiência do município na gestão ambiental através da descentralização e valorização da base da sociedade.






Link:





Deixe seu Comentário


Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.