Anterior

Dr. José pede informações sobre programa habitacional de SB

14/04/2016

Anterior

Próxima

Americana confirma 15 casos da superbactéria KPC no Hospital Municipal

14/04/2016

Próxima
14/04/2016 - 21:32
Baque de Santa e mestre Hugo Leonardo se apresentam em Santa Bárbara

Oficina especial de Baque Virado com Nação Leão da Campina e Baque de Santa acontece, dia 20/04, a partir das 18h na Estação Cultural.

 

O grupo de maracatu Baque de Santa tem a honra de realizar uma oficina especial de Baque Virado com o Mestre Hugo Leonardo, da Nação Leão da Campina, de Pernambuco, dia 20 de abril, quarta-feira, das 18 às 22 horas. O evento é gratuito, aberto a toda comunidade e acontecerá no Armazém da Estação Cultural, espaço multicultural da Fundação Romi.

O maracatu pernambucano, declarado em 2014 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, é marcado por sua percussão e dança. Teve sua origem nas congadas – cerimônias de coroação dos Reis e Rainhas do Congo. A percussão é baseada em tambores, chamados alfaias, acompanhados de caixas de guerra, taróis, ganzás, agbês e gonguê. Os primeiros registros datam de, aproximadamente, 300 anos atrás. O Maracatu de Baque Virado sempre começa em ritmo compassado, que depois se acelera, embora jamais alcance um andamento muito rápido. Antes de se ouvir a corneta ou o clarim, que precedem o estandarte da Nação, é a zoada do "baque" que anuncia, ao longe, a chegada do Maracatu.

A última vinda do Mestre Hugo Leonardo, em Santa Bárbara d'Oeste, foi em setembro passado. Seu grupo, Nação Leão da Campina, é um grupo de maracatu de Nação Angola e foi fundado em julho de 1997, sendo referência em sua comunidade, contribui para a transformação social de jovens e viabiliza oportunidades para artistas de diversos talentos. O batuque dessa Nação é forte e veloz e, suas loas, transmitem amor à Nação, à Rainha e aos Nkisses (Orixás). Suas cores de estandarte são o vermelho branco e azul.


Oficina de Maracatu

Com o objetivo de valorização e fortalecimento da cultura brasileira, disponibilizando acesso à população de Santa Bárbara d´Oeste e região, o grupo Baque de Santa, em parceria com a Fundação Romi, realiza, na Estação Cultural, a oficina de Maracatu. Aberta tanto para iniciantes quanto para aqueles que já tenham vivência com a percussão e a dança característica do Maracatu, a oficina é gratuita e acontece às quartas-feiras, das 18h30 às 21h. Os interessados podem realizar suas inscrições diretamente na Estação Cultural, de terça à sexta-feira, das 9h30 às 17h30, aos sábados das 8h30 às 16h30 e, aos domingos, até às 11h30. A Estação Cultural está localizada na Avenida Tiradentes, 02, no Centro de Santa Bárbara d´Oeste, SP. (19) 3455-4833. www.estacaocultural.org.br.






Link:





Deixe seu Comentário


Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.