Anterior

Sumaré realiza campanha de castração de animais

21/04/2016

Anterior

Próxima

Ladrões roubam carga de 25 mil quilos de açúcar e abandonam motorista em Santa Bárbara

21/04/2016

Próxima
21/04/2016 - 10:30
Nova Odessa libera pesca de lazer para idosos no Bosque

Clube da Melhor Idade de Nova Odessa realiza projeto em lagoa do Jardim Santa Rosa

 

Considerado como um dos ‘pulmões’ de Nova Odessa, o Bosque Manoel Jorge, no Jardim Santa Rosa, recebeu a partir desta quarta-feira (20) o projeto “Pesca no Bosque”, permitindo que aposentados e idosos acima de 60 anos cadastrados no Clube da Melhor Idade pesquem no local como uma atividade de lazer. A lagoa do Bosque possui diversas espécies de peixes, como tilápia, lambari e cascudo.

O Bosque Manoel Jorge é muito utilizado para a prática esportiva e de lazer. São 647 mil metros quadrados de área verde, com caminho de 2,2 mil metros entre as árvores. Estima-se que seja responsável, sozinho, por 30% da arborização da área urbana de Nova Odessa. Há, no local, aproximadamente 200 espécies de árvores nativas e exóticas, plantadas entre o final dos anos 80 e início dos 90.

A estreia do projeto gratuito teve a participação de 50 pessoas, sendo 25 de manhã e 25 à tarde. A quantia é determinada tendo em vista a demanda de estrutura para supervisionar os idosos e a própria conservação do local. A princípio, serão duas pescarias realizadas mensalmente, com os interessados devendo se inscrever no Clube da Melhor Idade para agendamento.

O controle do acesso e a supervisão estão a cargo de funcionários do Clube, que disponibilizam bancos de madeira para uso dos pescadores, devendo requisitar o equipamento e devolvê-lo ao final do período de pesca. As iscas devem ser apropriadas (massas, rações e outras), não sendo permitido ao usuário alimentar os peixes com pães ou qualquer outro tipo de produto de matéria orgânica.

O início do projeto foi conferido pelo prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza e a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Andréa Souza. “É mais uma opção de lazer gratuita que estamos oferecendo para o pessoal da Melhor Idade”, ressalta Bill. “É importante a diversão e socialização desses idosos, que ganham em qualidade de vida”, acrescenta Andréa Souza.

Diretora de Meio Ambiente, Parques e Jardins, Fernanda Dagrela ressalta que o projeto é autossustentável. “Mostra que é possível conciliar o lazer da população e a conservação da biodiversidade do bosque”, destaca. A Diretoria de Serviços Urbanos e o setor de Parques e Jardins realizaram, junto da Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa), um mutirão de serviços de limpeza e manutenção.

Uma das pessoas mais empolgadas na inauguração da pescaria era a aposentada Aparecida Martins, de 60 anos. “Eu adoro pescar e foi ótimo arrumarem o Bosque, porque é um excelente lazer para os idosos”, frisa. “A gente passa umas horas boas pescando e se divertindo”, acrescenta a munícipe, que levou para casa algumas tilápias. “Arrumei a misturinha de amanhã”, brinca.

Para o também aposentado Paulo Ferreira Oliveira, 60, a atividade foi nostálgica. “Depois de 20 anos, voltei a pescar hoje”, revela. “Costumava pescar no Nordeste e outros locais quando era jovem, mas depois trabalhei direto por muitos anos, não tinha tempo”, conta Oliveira. “É uma atividade boa, uma distração pro pessoal da nossa idade”, completa.

 



Veja mais fotos:

  1. Prefeito Bill Vieira exibe "peixão"

  2. Prefeito Bill Vieira exibe "peixão"



Link:





Deixe seu Comentário


Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.