Anterior

6º Encontro de Fuscas e Carros antigos de Sumaré acontece domingo

05/09/2014

Anterior

Próxima

Crise: 51% dos servidores de Sumaré recebem salário em dia

06/09/2014

Próxima
05/09/2014 - 22:41
Disque Árvore é lançado em Santa Bárbara d'Oeste

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, lançou nesta sexta-feira (5) o Disque Árvore, canal de comunicação entre o cidadão e a Administração Municipal para o plantio de árvores nas vias públicas da cidade. A medida integra o Plano de Arborização Urbana de Santa Bárbara d’Oeste e é gratuita à população.

O Disque Árvore funciona por meio do telefone 3464.9010. O cidadão, ao entrar em contato, responderá os questionamentos de um cadastro e agendará o plantio de árvore em frente à sua casa. Espécies adequadas para a arborização urbana poderão ser escolhidas e, posteriormente, as equipes de trabalho do Meio Ambiente se deslocarão até o local para abertura de quadro e plantio de árvore sem custo algum. A solicitação de plantio e o cadastro também poderão ser encaminhados pelo site oficial da Prefeitura, o www.santabarbara.sp.gov.br (Banner Disque Árvore).

Na análise do prefeito Denis Andia, o Disque Árvore é uma importante ferramenta nas políticas de Meio Ambiente em Santa Bárbara d’Oeste. “Estamos fazendo uma verdadeira revolução nesta cidade em termos de Meio Ambiente. São muitas ações sendo executadas ao mesmo tempo. O Disque Árvore é uma delas, dando ao munícipe a oportunidade de ter, em frente à sua casa, uma espécie adequada para a arborização urbana”, comentou. 

Por sua vez, o secretário de Meio Ambiente, Rafael Piovezan, ressaltou que a arborização urbana é um grande desafio que a Administração Municipal vem enfrentando. “Para que tenhamos uma condição ambiental mais equilibrada possível no ambiente urbano é importante que tenhamos projetos que tratem, entre outros aspectos, a substituição gradativa das árvores existentes. Não aquelas em boas condições, mas sim as que apresentam risco de queda ou condições fitossanitárias ruins que impedem o desenvolvimento”, disse. “Ao mesmo tempo, temos que ampliar a participação da comunidade na gestão do sistema de arborização, assim como fornecer ferramentas para que todos tenham acesso aos serviços e informações. O Disque Árvore é uma estratégia de aproximarmos as demandas da população”, acrescentou.

Entre as espécies disponíveis para o plantio estão Aldrago, Calabura, Cassia-imperial, Escova-de-garrafa, Grevilha-anã, Ipê-amarelo, Ipê-branco, Jacarandá-mimoso, Melaleuca, Magnólia-amarela, Oiti, Pata-de-vaca, Pau-ferro, Quaresmeira, Resedá e Sibipiruna. 

Novo sistema

Desde junho a Prefeitura trabalha com um novo sistema de gerenciamento da arborização urbana. O município conta atualmente com uma nova forma de plantio de mudas, realização de exames de ultrassonografia e de poda de árvores, com o objetivo de melhorar a condição ambiental nas áreas urbanas, seguindo planejamento adotado pela Administração Municipal.

O contrato firmado com a empresa Gusmão Planejamento e Obras LTDA, vencedora de licitação, e dispõe do plantio de mudas em áreas públicas e passeios públicos, análises de ultrassonografia (verificando a situação fitosanitária do caule), podas, supressões e destocamentos de árvores. Todos os procedimentos serão realizados com equipamentos de alta tecnologia, como trituradores, destocadores, caminhões com cestos, entre outros.

Entre as ações realizadas estão a revitalização e paisagismo de pontos como a Avenida Sábato Ronsini, Rua Tupis, rotatórias e canteiros e a nova Praça do Jardim São Francisco.






Link:





Deixe seu Comentário


Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.