Novo polo de desenvolvimento regional

Por Chico Sardelli 14/12/2016 - 14:52 hs
Novo polo de desenvolvimento regional
Chico Sardelli é deputado estadual pelo Partido Verde

 

A luta foi longa e burocrática, mas conseguimos nesse mês de dezembro chegar a uma importante conquista para Americana e região. Depois de sete anos de trabalho, formalizamos a permissão de uso de área de 260 mil metros quadrados, que pertencia ao Instituto de Zootecnia de Nova Odessa, para ampliação do aeroporto municipal “Augusto de Oliveira Salvação”.

 

Iniciamos as conversas com o governo estadual em 2009, junto à Casa Civil e Secretaria da Agricultura, e a Prefeitura de Americana providenciou todos os projetos e documentação solicitados, já tendo o aval na época do governador José Serra. Continuamos com as tratativas até que em novembro de 2011 o governador Geraldo Alckmin anunciou investimentos na ampliação do aeroporto como parte do pacote de obras da Agenda Metropolitana. Audiência pública foi convocada em 2012 com a comunidade científica, pesquisadores do IZ e da Apta (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios) para discutir o assunto.

 

Continuamos nosso trabalho com o governo de Geraldo Alckmin, que autorizou a cessão da área por decreto estadual assinado em 24 de fevereiro de 2014, por ocasião da inauguração do Poupatempo na cidade. Com a administração do prefeito Omar Najar insistimos nesse projeto, que agora está formalizado com a assinatura do termo de permissão de uso da área, por tempo indeterminado e sem custo para a Prefeitura.

 

A cessão da área permitirá, por exemplo, a ampliação e alargamento da pista, construção de novos hangares, instalação de novas empresas do setor de tecnologia aeronáutica, podendo comportar também aviões de médio e grande porte. A intenção é contemplar tanto o transporte aéreo de cargas como de passageiros. A expansão do aeroporto vai trazer um ganho para a cidade e para o Estado, gerando renda e empregos, promovendo um desenvolvimento regional. O aeroporto pode se tornar também uma alternativa de pouso na região para os saturados aeroportos em Campinas, Jundiaí e Sorocaba.

 

A segunda etapa do trabalho agora é a intermediação de recursos junto aos governos estadual e federal para a implementação do projeto. Prosseguiremos com todas as ações que forem necessárias para a ampliação do aeroporto. Essa é uma conquista importante, que vai trazer investimentos e desenvolvimento. Fico feliz por estar contribuindo como parlamentar pela concretização desse projeto, em benefício de Americana e região.