Mais vida à represa do Salto Grande

Mais vida à represa do Salto Grande

Por Chico Sardelli 02/06/2017 - 20:14 hs
Mais vida à represa do Salto Grande
Chico Sardelli é deputado estadual pelo Partido Verde

Americana se une pela revitalização da represa do Salto Grande. Fiquei emocionado em estar sexta-feira, dia 2, na orla da Praia dos Namorados no início das obras de urbanização daquele local. Relembrei momentos felizes de minha infância, com minha família, dos momentos de lazer naquele ponto, que já foi cartão postal da cidade, que recebia também turistas de toda a região. A poluição, o esgoto sendo despejado por vários municípios em nossa represa, acabou afastando as pessoas da Praia dos Namorados e Praia Azul por muito tempo.

 

Sonho em ver a represa recuperada, as famílias novamente frequentando nossas praias, quem sabe até poder levar meus netos ou sobrinhos-netos para brincar com eles e contar boas histórias desse lugar tão especial. A solução não é simples, mas vejo que com todo movimento político que está acontecendo este ano em torno da represa pode se tornar possível essa recuperação da nossa represa.

 

Com meu mandato de deputado, junto com os deputados Cauê Macris e Vanderlei Macris, o prefeito Omar Najar, os secretários municipais, os vereadores de Americana, todos trabalhando pelo mesmo objetivo, sinto uma expectativa muito positiva quanto à recuperação daquela área a curto ou médio prazo.

 

A obra de revitalização da Praia dos Namorados estava parada desde 2014, mas com o pedido da Prefeitura foi possível retomar o convênio com o Ministério do Turismo para um investimento de R$ 2,7 milhões na orla. É um passo importante que está sendo dado, começando pela Praia dos Namorados, mas que deve chegar também à Praia Azul.

 

Como tenho feito há anos, vou continuar trabalhando pela despoluição da represa. A limpeza das águas é fundamental para completar esse projeto de reurbanização. No ano de 2001, enquanto deputado federal, tive a oportunidade de promover o ato “Pela Vida da Represa”, reunindo deputados, Câmara, Prefeitura, entidades de defesa da ecologia na orla da Praia dos Namorados. O objetivo já naquela época era conscientizar e, ao mesmo tempo, sensibilizar as autoridades políticas quanto à situação calamitosa da represa.

 

Com todo movimento realizado conseguimos a liberação de R$ 148 milhões por parte do governo federal para que Campinas pudesse tratar seu esgoto. Lembro-me na época de ter recebido algumas críticas por ter conquistado tão alto investimento para aquele município e não diretamente para Americana. Para esses, faltou a consciência de que sem esse tratamento do esgoto em Campinas, lançado in natura no Rio Atibaia, seria em vão qualquer ação na nossa represa.

 

Como americanense e deputado representante da região, me sinto feliz em ver tantas parcerias pela recuperação da represa, um antigo anseio dos moradores da cidade. A união política, independente da sigla partidária, sem dúvida resulta em benefícios e mais qualidade de vida à população.