Dr. José questiona Prefeitura sobre exames realizados no Outubro Rosa

Por Roberto 05/11/2016 - 12:03 hs

Dr. José questiona Prefeitura sobre exames realizados no Outubro Rosa
Exame de mamografia Imagem ilustrativa

O vereador José Antonio Ferreira, o Dr. José (PSDB), por meio de requerimento de informações protocolado ontem (4), pede informações à Administração Municipal sobre o balanço dos atendimentos à população durante o Movimento Outubro Rosa em Santa Bárbara d’Oeste. O parlamentar afirma ter recebido indagações de munícipes, os quais questionam sobre o número de atendimentos realizados pela Prefeitura Municipal no mês de Outubro, quando a Administração promoveu ações, palestras e exames de prevenção ao câncer de mama e de colo de útero.

No requerimento, ele indaga quantos exames de mamografia foram realizados pela Secretaria Municipal de Saúde em alusão ao Outubro Rosa. Ele também pergunta se há fila de espera para a realização de mamografia no município e, em caso de resposta positiva, quantas pessoas aguardam por esse exame. Ainda no pedido de informações, o vereador questiona, durante o Movimento Outubro Rosa, quantos exames de papanicolau foram realizados no município e como devem proceder as mulheres que não fizeram esses exames em outubro, mas gostariam de ser atendidas.

Dr. José questiona, ainda, qual é o tempo de espera por esse tipo de consulta e qual é a média mensal de exames de mamografia realizados pela Secretaria de Saúde ou o montante realizado ao longo deste ano. Por fim, ele indaga se os exames são realizados em equipamento próprio ou são terceirizados e, caso sejam terceirizados, quanto o município gasta mensalmente com a realização de mamografias.