Consaúde se reúne com o novo secretário de Saúde de Americana

Por Roberto 09/11/2016 - 22:10 hs

Consaúde se reúne com o novo secretário de Saúde de Americana
Reunião discutiu sobre vários assuntos da Saúde

O secretário de Saúde de Americana, Orestes Camargo Neves, e o vice-prefeito e secretário de Ação Social e Desenvolvimento Humano de Americana, Roger Willians, estiveram reunidos na tarde desta quarta-feira, 09/11, no Paço Municipal, com os conselheiros do Consaúde (Conselho Municipal de Saúde).

Durante o encontro de apresentação do novo secretário de Saúde, foram tratados diversos assuntos, entre eles, o programa Saúde da Família, a sugestão do conselho em uma redução do tamanho da rede de saúde da cidade e a criação de conselhos locais, que auxiliará o Consaúde.

“O Consaúde apresentou as preocupações e os problemas encontrados na rede. Estou feliz com a ideologia do nosso conselho, que vem em direção do que penso sobre a saúde pública. A secretaria está de portas abertas para os conselheiros”, falou Orestes Camargo Neves.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde também saiu satisfeito do encontro “Essa aproximação é muito importante, pois temos um plano de trabalho para revolucionar a saúde de Americana, trabalhando a base e mobilizando a sociedade, com a criação de conselhos locais nos postos de saúde”, revelou o presidente José Sebastião Campos.

Segundo o vice-presidente do Consaúde, José Francisco Lembo, a rede municipal deveria reduzir o número de Unidade Básica de Saúde (UBS). “A redução fará com que a população tenha menos postos, mas um serviço de qualidade, se tratando em equipamentos e médicos. Pela situação que o novo prefeito (Omar Najar) assumiu a prefeitura, essa gestão está fazendo milagres”, falou.

Na reunião, o Consaúde esteve acompanhado do presidente do Conselho Municipal de Saúde da cidade de Indaiatuba (SP), conselheiro estadual e federal, Luiz Medeiros, que frisou sobre a importância desta união entre Consaúde e secretaria. “O conselho não é para fazer oposição. O conselho foi criado para unificar força junto ao poder público em prol da população. Os munícipes têm que saber das dificuldades e essa unificação é importante para que os problemas cheguem até a comunidade”.

O vice-prefeito e secretário de Ação Social e Desenvolvimento Humano aproveitou para explicar a dificuldade encontrada com a crise e queda de arrecadação. “Com essa queda (arrecadação), o setor que mais sofre é a saúde. Mesmo com a crise, o município vem se esforçando para manter todos os investimentos na área. Lembrando que em Americana, os investimentos somam cerca de 33% do orçamento, quando o exigido pela constituição federal é de 15%, ou seja, investimos muito mais do que muitos municípios”, comentou, Roger Willians.

O encontro contou também com a participação do secretário executivo, Mário Miranda, e a primeira secretária, Silvania Fiori.