Saúde de Americana começa reorganização nas unidades básicas nesta terça-feira

Por Roberto 21/11/2016 - 12:07 hs

Saúde de Americana começa reorganização nas unidades básicas nesta terça-feira
Americana inicia reorganização nas UBS´s

 

A partir de terça-feira (22), a Secretaria de Saúde dará início às mudanças recentemente anunciadas pela pasta, a fim de reorganizar os serviços da rede básica de saúde (UBS), sendo que as principais mudanças ocorrerão inicialmente nas unidades dos bairros Jardim Guanabara, Vila Dainese, região central e Jardim América.

 

A Secretaria pede aos usuários que utilizam a UBS desses bairros para que, a partir da mudança (ver cronograma), procurem pela nova unidade de referência, já que o objetivo é transferir também as informações dos pacientes, registradas nas fichas de atendimento, evitando com isso a perda do histórico de cada um.  

 

De acordo com o secretário de saúde, Orestes Camargo Neves, num primeiro momento poderá até haver algum transtorno devido ao processo natural da mudança, mas que aos poucos a população irá compreender que ela se faz necessária, porque busca melhorar o sistema de saúde, tornando a rede básica mais eficiente e resolutiva. “Havia alguns espaços subutilizados e nós identificamos também a necessidade de reforçar algumas unidades que precisam de um incremento, principalmente de recursos humanos”, comentou.

 

A Secretaria informou também que as vacinas, que atualmente são oferecidas na UBS do Centro, serão transferidas para a Farmácia Central, (ao lado da agência dos Correios), e que o serviço de odontologia continuará normalmente na unidade básica da região central, na Rua Dom Pedro II, nº81.

 

Registro informatizado

 

Além das mudanças de espaço físico, outra importante medida que será adotada pela Secretaria de Saúde tem a ver com a informatização dos registros dos pacientes.

 

Essa alteração irá proporcionar mais agilidade nos processos de trabalho e também melhor controle sobre agendas médicas; uso racional de medicamentos; melhor controle em relação às vacinas; mais agilidade nas escalas de trabalho, e outros. Entre os dias 21 e 30 de novembro, todos os profissionais das unidades passarão por treinamento, a fim de iniciar os registros informatizados. 

 

Com isso, algumas unidades ficarão sem atendimento por um dia, já que não há possibilidade da capacitação ser realizada na própria unidade em que os funcionários atuam, sendo necessário um espaço apropriado. A Secretaria quer aproveitar o momento das mudanças para iniciar essas capacitações.

 

A mudança irá ocorrer de acordo com o cronograma abaixo:

 

Dia

Unidade/Bairro

Nova Unidade de referência

22/11

UBS 22 – Jardim América

UBS 17 – São José (Praia Azul)

23/11

UBS 04 – Guanabara

UBS 15 – São Domingos

24/11

UBS 05 – Vila Dainese

UBS 11 – Parque Gramado

29/11

UBS 20 – Centro

UBS 25 (CAFI) – Jardim São Paulo

 

 

 

 

 

 

 

 

             Unidade que estarão fechadas para informatização do sistema:

 

 

Dia

Unidades

 

21/11

Zanaga (UBS 10 e 13) e Jardim Brasil (UBS 14)

22/11

Praia Azul (UBS 02), São José (17) e Jardim América (UBS 22)

23/11

São Vito (UBS 03), Jardim Guanabara (UBS 04), Jaguari (UBS 23) e Cariobinha (UBS 09)

24/11

São Luiz (UBS 12), Vila Dainese (UBS 05), Parque das Nações (UBS 21) e São Domingos (UBS 15)

25/11

Parque Gramado (UBS 11), Parque da Liberdade (19) e Mário Covas (UBS 24)

28/11

Vila Mathiensen (UBS 01)

29/11

Centro (UBS 20) e Jardim Ipiranga (UBS 06)

30/11

Vila Galo (UBS 16) e Jardim Alvorada (UBS 08)