Seja bem vindo
Santa Bárbara,25/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Novo plantio recompõe mata ciliar próxima do Ribeirão do Quilombo em Nova Odessa


Novo plantio recompõe mata ciliar próxima do Ribeirão do Quilombo em Nova Odessa Plantio de mudas de árvores próximo ao Ribeirão Quilombo

 


Secretaria de Meio Ambiente, ONG e grupo de alunos plantaram 100 mudas


 


A Prefeitura realizou o plantio de 100 mudas de árvores, nativas e frutíferas, na margem do Ribeirão Quilombo próxima ao Jardim São Jorge. A iniciativa foi realizada pela Secretaria de Meio Ambiente através de parceria com a ONG (Organização Não-Governamental) Young, o Núcleo Sementes do Amanhã, formado por alunos do curso de Engenharia Ambiental da FAM (Faculdade de Americana), e a presença de voluntários entusiastas da natureza.


O intuito dessa ação foi realizar a recuperação da área de preservação ambiental de um trecho do Ribeirão Quilombo”, explica adiretora de Meio Ambiente, Parques e Jardins, Fernanda Dagrela. A recomposição da mata ciliar ocorreu nas proximidades da Rua Florianópolis. Uma área margeando o Quilombo, entre o São Jorge e o bairro Triunfo, havia recebido 90 mudas no mês de agosto.


Voluntários produzem mudas de diversas espécies, assim como a Secretaria de Meio Ambiente – no Viveiro Municipal –, enquanto a ONG Young produz adubo e traz técnicas de plantio, utilizando restos de vegetais, húmus e calcário. “O objetivo é ajudar a reflorestar e preencher com vegetação todos os locais possíveis, aumentando a cobertura vegetal”, destaca Matheus Grolla Martins. A organização existe há mais de dois anos e é voltada para o desenvolvimento socioambiental e cultural da cidade.


A maioria das espécies plantadas foi de árvores frutíferas, que produzem frutos para o consumo humano e atraem fauna de pequenos pássaros. Entre as mudas estão Oiti, Jatobá, Uvaia, Ficheira, Embaúba, Ibirá, Aroeira-Pimenteira, Quaresmeira, Paineira, Angico, Goiabeira, Pitangueira, Abacateira e Ipês Rosa, Branco e Amarelo. A diretora frisa que após o plantio é feito o trabalho de manutenção. “Garantimos a manutenção dessas mudas, que são aguadas e roçadas para que possam crescer”, detalha.


A diretora de Meio Ambiente ressalta as parcerias realizadas para viabilizar os projetos de plantios na cidade. “É uma ação que envolve o poder público, o terceiro setor e a sociedade civil”, destaca Fernanda Dagrela. “Além disso”, acrescenta, “é uma oportunidade fundamental dos alunos (de Engenharia Ambiental) aproveitar para colocar a teoria em prática e aprender ainda mais”.


A Secretaria de Meio Ambiente tem realizado outros plantios em conjunto da Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa), com o objetivo de reforçar o \'cinturão verde\' no entorno das represas de abastecimento e de áreas de nascentes. Paralelamente, são realizados plantios em calçadas, contribuindo para o projeto de arborização urbana. Há, ainda, plantios em parceria com o Grupo Amigos das Árvores (GAA), como o \'Bosque dos Manacás-da-Serra\', plantada em área atrás da Prefeitura.






COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login