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Santa Bárbara,29/03/2024

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Saúde de Nova Odessa muda sistema de agendamento de consultas com especialistas


Saúde de Nova Odessa muda sistema de agendamento de consultas com especialistas Ambulatório de Especialidades de Nova Odessa

 


Medida entra em vigor neste mês de dezembro e tem intuito de evitar que munícipes enfrentem filas


 


 


A Secretaria de Saúde de Nova Odessa anunciou mudanças no sistema de agendamento de consultas com médicos do Ambulatório de Especialidades. A partir desta sexta-feira, dia 02, os agendamentos serão feitos apenas com encaminhamento do clínico geral ou em casos de retorno. A medida visa otimizar os serviços.


 


Nos últimos meses temos registrado filas no Ambulatório de Especialidades, o que causa desconforto aos pacientes e também compromete o serviço na unidade. Com esta alteração, acreditamos que conseguiremos agilizar os serviços, melhor atendendo os pacientes que realmente precisam passar pelo especialista”, explicou o secretário interino de Saúde e presidente da Comissão de Avaliação e Mediação que atua junto à Secretaria de Saúde de Nova Odessa, Vanderlei Cocato.


 


Fizemos um levantamento e identificamos que os pacientes têm buscado diretamente o atendimento com o especialista sem passar, antes, por uma avaliação com um clínico geral. Com isso, além de gerar uma certa demora no agendamento, devido à demanda, estávamos tendo casos de pacientes que buscavam atendimento com o profissional errado”, afirmou.


 


A partir de agora, o paciente passa por consulta com o clínico geral no posto de saúde mais próximo de sua casa e este, após uma avaliação, encaminha para o especialista conforme a necessidade”, disse. “Esta alteração atende também a um pedido dos próprios especialistas, que relataram a necessidade de um pré-atendimento pelo clínico geral. Este é o procedimento correto. Aprimoramos o atendimento que estávamos oferecendo e acredito que, com esta medida, o paciente poderá resolver a sua situação de forma mais rápida”, continuou.


 


Além do clínico geral, Cocato explicou que pediatras e ginecologistas que atendem nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) também farão o encaminhamento aos especialistas. Segundo ele, pacientes que já passaram pelo especialista poderão agendar o retorno da consulta diretamente no Ambulatório de Especialidades, no entanto existe um prazo máximo para isso. “Já me reuni com a equipe técnica para informar sobre as medidas e preparar os funcionários para orientarem os pacientes”, afirmou o secretário.


 


ESPERA – Outra mudança em relação ao sistema de agendamentos com especialistas, segundo Cocato, refere-se à espera. “O paciente, após receber o encaminhamento médico, não terá mais que aguardar o início do mês para agendar sua consulta. Ele vai até o Ambulatório e faz o agendamento. Caso a agenda para determinada data esteja completa, automaticamente o sistema coloca o paciente na lista de espera”, disse.


 


Em caso de desistência de algum paciente, o sistema faz a busca automática na lista de espera pela data com a solicitação mais antiga. Nossos funcionários entram, então, em contato informando sobre a antecipação da consulta”, explicou.


 


Por conta do novo sistema implantado, Cocato ressaltou também a importância dos pacientes manterem seus dados atualizados. “Pedimos que os usuários compareçam à UBS mais próxima de sua casa e atualizem endereço e telefones para contato. Estes dados são imprescindíveis para a eficácia de nosso atendimento”, disse. A atualização é feita diretamente na UBS, de segunda a sexta-feira, das 10h30 às 11h30 e das 13h30 às 15h30.


 


MAIS ALTERAÇÕES


 


No início de novembro a Secretaria de Saúde anunciou uma “pacotão” de medidas com objetivo de otimizar e humanizar o atendimento no Pronto Socorro do Hospital e Maternidade Municipal Dr. Acílio Carreon Garcia, no Ambulatório de Especialidades e nas UBSs.


 


Entre as mudanças já implementadas estão agendamento do transporte social diretamente no setor de Serviço Social, cadastramento do cartão de Saúde nas UBSs, novas regras para o atendimento na Ouvidoria, obrigatoriedade do uso de crachá pelos funcionários, aprimoramento do atendimento na recepção do pronto-socorro, alterações no local de entrada e saída dos funcionários, prestadores de serviços, pacientes e visitas, ampliação do protocolo para classificação de risco dos pacientes, entre outras ações.


 


Estas adequações estão sendo implementadas aos poucos, sempre visando o melhor atendimento ao paciente. São medidas importantes, que visam organizar os setores, recebendo melhor os usuários da rede pública de saúde no momento em que mais precisam”, finalizou Cocato.




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