Seja bem vindo
Santa Bárbara,28/03/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Classificação de Risco torna atendimento mais eficaz nos Prontos-Socorros de SB, diz Prefeitura


Classificação de Risco torna atendimento mais eficaz nos Prontos-Socorros de SB, diz Prefeitura Classificação de Risco melhorou atendimento nos PSs

Os Prontos-Socorros de Santa Bárbara d’Oeste, “Dr. Edison Mano”, no Centro, e “Dr. Afonso Ramos”, na Zona Leste, possuem um importante mecanismo para qualificar e humanizar os atendimentos na Rede de Urgência e Emergência do município. O sistema de Acolhimento com Classificação de Risco é uma importante ferramenta que otimiza os atendimentos nas unidades, por meio de um processo dinâmico de identificação dos pacientes que necessitam de tratamento imediato, de acordo com o potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento.

Nesta segunda-feira (13) a Prefeitura, em parceria com a Faculdade Anhanguera, promoveu no PS “Dr. Edison Mano” uma palestra em Sala de Espera sobre os benefícios da Classificação de Risco para os atendimentos nos Prontos Socorros. As atividades foram ministradas pelos estagiários do 9º período do curso de enfermagem da Faculdade Anhanguera, com supervisão da enfermeira Miriã Tonus de Oliveira Alves e da responsável técnica de enfermagem do Pronto Socorro, Alessandra Zanfrilli.

Os pacientes que aguardavam por atendimento na unidade receberam orientações sobre o sistema e puderam esclarecer dúvidas sobre o seu funcionamento. Foram adorados os temas: o que é a classificação de risco; o que preconiza o Ministério da Saúde; tempo de espera; significado de cada cor - vermelho, laranja, amarelo, verde e azul - além de dúvidas inerentes ao tema.

Implantado em novembro de 2015, o Sistema de Acolhimento com Classificação de Risco consiste em priorizar os casos mais graves, dando maior segurança e melhor acolhimento aos pacientes. O atendimento é dividido em três etapas, sendo a primeira o cadastro, realizada pelo profissional da recepção, a segunda a classificação, com o profissional de enfermagem, e a terceira o atendimento com o médico.





COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login