Seja bem vindo
Santa Bárbara,25/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Audiência Pública debate impactos da Carne Fraca nas exportações do Brasil


Audiência Pública debate impactos da Carne Fraca nas exportações do Brasil Deputado federal Luiz Lauro Filho

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara (CREDN) da Câmara dos Deputados realiza nesta quarta-feira, dia 26 de abril, a audiência pública para discutir os impactos da Operação “Carne Fraca”, solicitada pelo deputado federal Luiz Lauro Filho (PSB-SP) por meio do requerimento nº 185/2017, aprovado em reunião da comissão no dia 29 de março. O debate acontece em parceria com a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (CDEICS), que também aprovou requerimento com a mesma finalidade.





Foram convidados para participar da audiência o Ministro de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Blairo Maggi, o diretor da Polícia Federal, Leandro Daiello Coimbra e o presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC), Antônio Jorge Camardelli. O requerimento de Luiz Lauro Filho, solicitando a audiência pública, também foi assinado pelo deputado Pedro Vilela (PSDB-AL).




Luiz Lauro Filho, que é 2º vice-presidente da CREDN, destacou a importância de discutir os impactos da operação sobre as exportações do setor agropecuário brasileiro e possíveis mecanismos que possam diminuir os efeitos negativos causados ao setor, diante da suspensão da importação por inúmeros países que tradicionalmente importam carne do Brasil após a deflagração da Operação “Carne Fraca”.





“Precisamos usar o âmbito da nossa comissão que trata de relações exteriores e subcomissão de comércio exterior para debatermos sobre os impactos desse assunto. Alguns países já estão voltando a importar do Brasil, outros fizeram embargos apenas dos frigoríficos citados e investigados na operação, mas têm outros que zeraram a importação da carne brasileira, e sabemos a qualidade do produto que temos”, completou Luiz Lauro Filho.





Operação Carne Fraca



No último dia 17 de março, foi deflagrada pela Polícia Federal a operação denominada “Carne Fraca”, que investiga o envolvimento de fiscais do Ministério da Agricultura em um esquema de liberação de licenças para frigoríficos sem a devida fiscalização em troca de propina. Além disso, a operação investiga irregularidades como a venda, no Brasil e no exterior, de carne estragada e vencida.





Diante dos acontecimentos e da suspeita de má qualidade do produto, inúmeros países que tradicionalmente importam carne do Brasil suspenderam a importação. Até o momento, alguns dos maiores compradores de carne brasileira já anunciaram a suspensão total ou parcial de compra 

referente às 21 unidades afetadas pelas revelações da Polícia Federal. 




China, Japão, Suíça, Chile, Hong Kong, Egito e União Europeia divulgaram medidas neste sentido, já a Coreia do Sul chegou a suspender a compra, mas voltou a liberar cerca de 24 horas depois.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login