Seja bem vindo
Santa Bárbara,25/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Piracicaba estuda gestão compartilhada com estado do Horto Florestal de Tupi


Piracicaba estuda gestão compartilhada com estado do Horto Florestal de Tupi Ativistas quer preservar Horto Florestal de Tupi em Piracicaba


Após anunciar a intenção da venda da Estação Experimental de Piracicaba (SP), conhecida como Horto Florestal de Tupi, por falta de verba, Prefeitura e governo de São Paulo estudam a gestão compartilhada da área.






Se a intenção se concretizar, caberá à Secretaria de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) de Piracicaba (SP), a responsabilidade pelo uso público, que compreende a região da lagoa, com 22,2 hectares. Já ao estado, ficará a responsabilidade pela conservação da biodiversidade, manejo e recuperação dos ecossistemas, bem como o monitoramento.






Fundado em setembro de 1922, o Horto Florestal de Tupi tem 198 hectares de ar puro e muito verde, que cumpre importante função socioambiental e educacional na região. Localizado na rodovia Luiz de Queiroz (SP-304) o espaço pertence ao Instituto Florestal, órgão vinculado à Secretaria do Estado do Meio Ambiente (SMA).






Na gestão compartilhada, a Escola de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), o campus da Universidade de São Paulo (USP) em Piracaiba, continua o desenvolvimento de aulas e pesquisas no local.






Nos próximos dias, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, a Prefeitura de Piracicaba e Escola de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), o campus da Universidade de São Paulo (USP), vão se unir para ocupação e manutenção da área localizada no distrito de Tupi.















Sudeste>Sao_Paulo_(Piracicaba)_2__container__\">Intenção de venda






 




Em janeiro deste ano, com problemas financeiros, o governo de São Paulo abriu chamada pública com intenção de vendar vender a área, para angariar recursos e fazer caixa. A publicação no Diário Oficial do estado convovou empresas privadas para uma concessão de uso ou aquisição do espaço. Na época, pesquisadores e ativistas repudiaram a medida.






Em visita oficial ao Horto, em fevereiro, o secretário Salles e Barjas conversaram sobre propostas para evitar a concessão daquela reserva a terceiros. Segundo a Prefeitura, ficou acertado que o município manifestaria a sua intenção em compartilhar a administração do horto.






\"O primeiro ofício foi encaminhado em 23 de fevereiro, quando a Prefeitura pediu informações a respeito dos servidores, custos administrativos com a manutenção do local e a possibilidade do envolvimento da Esalq na utilização da área florestada nos cursos de Ciências Florestais\", afirmou a administração municipal, em nota.






No dia 30 de março, o prefeito Barjas Negri encaminhou ofício ao secretário Ricardo Salles, com proposta de compartilhamento da gestão. \"Houve uma devolutiva do Estado, por meio do Instituto Florestal, que enviou uma minuta de proposta de ocupação e compartilhamento tripartite. O documento já está na Procuradoria-geral da Prefeitura de Piracicaba para análise\", ressaltou.




Fonte: G1







COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login