Conselho de Cultura e Sectur promovem Sarau em escola no Parque Gramado

Por Roberto 23/05/2017 - 12:53 hs

Conselho de Cultura e Sectur promovem Sarau em escola no Parque Gramado
Cartaz Ocupa da Cultura

 

Nesta quinta-feira (25), a partir das 10h, o Conselho Municipal de Cultura de Americana, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, promoverá uma série de intervenções artísticas na Escola Profa. Niomar Apparecida Mattos Gobbo Amaral Gurgel.


Esta iniciativa vem de encontro de aproximar o Conselho da sociedade, dialogando com a juventude sobre a importância da arte como forma de expressão cultural, educacional e política da nossa comunidade.


“Estamos buscando desconstruir os pré-conceitos sobre política e nada melhor do que dialogar com nossa juventude, que é a esperança de um futuro melhor para nossa sociedade, do que através da arte. Ela nos liberta dos velhos vícios e aponta os caminhos para onde precisamos seguir. Vamos realizar um debate também e não há público melhor para fazer esta discussão do que quem será responsável em construir este futuro”, explica Denis Carvalho, presidente do COMCULT.


A escola Niomar, que fica no Parque Gramado, é a primeira que irá receber o sarau #OcupaDaCultura. “Vamos percorrer diversas escolas, começando pelas municipais e estaduais, dando prioridade ainda em descentralizar o debate, discutindo nossa sociedade com os jovens da periferia”, complementa Denis.


Para contemplar todos os estudantes, serão realizadas intervenções e apresentações durante os períodos da manhã, da tarde e à noite. Além disso, os professores, o grêmio estudantil da escola e os demais estudantes também estão preparando exposições e apresentações artísticas para o sarau.


Dentre as exposições que o Conselho irá levar até a escola, estão as dos artistas Isa Whitaker, Leonardo Smania, Matheus Lotti e Bruno Canova, além de live-painting com o artista plástico Cain. Na música, acontecerão apresentações de Sandro Livahck e Lucas Borges. Na dança, apresentações da escola Art American Dance e dos artistas da ONG Hip Hop Social Club. O grupo de teatro Gaia também irá se apresentar, assim como a Associação de Capoeira Motta Cultura Afro.

 

 

Na área do cinema, teremos a exibição de uma versão mais compacta do documentário americanense Documento FECA e para conversar com os estudantes sobre a história de Americana, estarão presentes os Historiadores Independentes de Carioba. Já na declamação de poesias, estarão presentes Rafael Salatti, Letícia Quirino, Gabriel Cordeiro, Tainá Batalha, Matheus Lotti e o coletivo Ocuparte.


EVENTO: 1º Sarau #OcupaDaCultura

DATA: 25/05 (quinta-feira)

HORÁRIOS: Manhã, às 10h | Tarde, às 16h | Noite, às 19h30 (2h por período)

LOCAL: Niomar Apparecida Mattos Gobbo Amaral Gurgel Profa  

ENDEREÇO: R. Alfredo Espínola de Melo, 200 - Prq Gramado, Americana – SP

 

TELEFONE: (19) 3406-1861