Seja bem vindo
Santa Bárbara,25/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Servidores públicos de Piracicaba ganham ação contra o Governo


Servidores públicos de Piracicaba ganham ação contra o Governo Ação foi movida pela Curciol Sociedade de Advogados

 


Um grupo de servidores públicos do Estado que prestam serviços no município de Piracicaba recebeu parecer favorável da Justiça em uma ação movida contra o Governo de São Paulo, relacionada aos adicionais de tempo de serviço. No total, foram quatro processos executados e 46 trabalhadores sendo beneficiados com a medida, que, na somatória, irá resultar em verbas indenizatórias que variam entre R$ 3 mil e R$ 100 mil, de acordo com o tempo de serviço e gratificações recebidas em determinado período por cada um. A coletividade é composta, em sua maioria, por pessoas vinculadas às secretarias de Educação e da Agricultura, além de aposentados.




“Essa ação vem sendo proposta no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo há muitos anos e, alguns casos, inclusive, alcançaram tempo de tramitação de oito a dez anos para que saísse o resultado definitivo, que é o pagamento dos valores retroativos, acumulados, que cada um tem a receber. São vários processos, alguns já finalizados e devidamente pagos aos servidores e, a grande maioria, na fase final de trâmite com o cálculo de pagamento. No início deste ano, nós tivemos quatro processos, envolvendo 46 trabalhadores da cidade de Piracicaba, que tiveram resultado favorável e o juiz liberou os pagamentos, que foram feitos com valores corrigidos e atualizados”, explicou Danielle Marques Curciol, da Curciol Sociedade de Advogados, responsável pela ação em defesa dos servidores.




“A Justiça reconheceu nesses processos, os adicionais de tempo de serviço, sendo que o Estado de São Paulo paga dois tipos de adicionais, um chamado ‘quinquênio’ e o outro, a ‘sexta parte’, que estão previstos no artigo 129 da Constituição Estadual. Diz a constituinte que esses adicionais devem ser pagos sobre os vencimentos integrais, portanto, sobre todas as verbas que compõem o salário do servidor público, porém, o Governo tem pago esse valor sobre o salário base e não sobre diversas gratificações que foram sendo instituídas ao longo do tempo. Algumas dessas gratificações já foram incorporadas, outras não, depende da carreira de cada servidor, cabendo até a propositura de novas ações para quem ainda tem vantagens no pagamento, que não estão sendo calculados sobre elas esses adicionais. Então, o Estado regularizou para algumas carreiras, mas ainda temos uma grande quantidade de trabalhadores sendo lesados naquilo que possuem por direito”, completou a jurista.


 


Ainda segundo dados fornecidos pela advocacia, nos próximos dois anos, cerca de outros 500 servidores do Estado deverão ser beneficiados com o ganho de ações que foram ingressadas em 2009 e 2010. A execução dos processos é composta por duas etapas de pagamento, primeiramente, a correção dos salários, através do apostilamento do valor correto e, em seguida, o pagamento das diferenças referentes aos prejuízos acrescidos de juros e correção monetária, referente a cinco anos mais o tempo de tramitação do processo.


 


Outro ponto que vem sendo bastante discutido na esfera judicial é o fato de o Executivo paulista não promover reajuste salarial a seus trabalhadores há quatro anos, e uma série de ações em referência a essa questão já estão em trâmite no Tribunal.


 




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login