Seja bem vindo
Santa Bárbara,24/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Abastecimento é retomado em Sumaré após contaminação do rio Atibaia e interrupção da captação de água


Abastecimento é retomado em Sumaré após contaminação do rio Atibaia e interrupção da captação de água Abastecimento volta a se normalizar em Sumaré (Imagem ilustrativa)

A BRK Ambiental, empresa responsável pelos serviços de saneamento de Sumaré, informa que o abastecimento de água em Sumaré foi retomado nas três regiões da cidade que foram afetadas pela paralisação da captação de água do rio Atibaia por conta de contaminação pela substância fenol. As regiões afetadas foram Maria Antônia, Matão e Nova Veneza. Cinco bairros da região do Maria Antônia ainda apresentam baixa pressão por estarem localizados em pontos altos da cidade. São Eles: Jardim Viel, Conjunto Habitacional Angelo Tomazin, Jardim Amelia, Cidade Nova e Volobueff. A concessionária está realizando manobras no sistema para disponibilizar mais água para estes locais e a previsão é que o abastecimento seja totalmente regularizado até o final da noite de hoje.


 


Entenda o caso




A concessionária interrompeu por medida de segurança a captação de água do rio Atibaia na tarde desta segunda-feira, dia 24 de julho. A medida foi tomada assim que foi identificada alteração na qualidade da água do rio, devido a presença de fenol, substancia química de uso industrial.  A Cetesb foi acionada e foi até o local colher amostras da água. A concessionária aguardo o laudo do órgão.


 


A interrupção da captação ocorreu por cerca de 9 horas, das 15h30 desta segunda às 00h30 desta terça. Essa ocorrência impactou o funcionamento da ETA II, estação de tratamento de água localizada no Parque Itália e que abastece 70% da população da cidade. Bairros das regiões de Nova Veneza, Maria Antônia e Matão foram impactados. A concessionária monitorou a situação e a captação só foi retomada quando a equipe técnica teve a certeza de que a qualidade da água do rio foi normalizada.


 


As regiões de Nova Veneza e Matão já tiveram o abastecimento normalizado na manhã desta terça-feira, 25. A empresa pede que, em caso de dúvidas, a população entre em contato com a concessionária por meio do telefone 0800 771 0001. A ligação é gratuita e o atendimento funciona 24 horas por dia.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login