Seja bem vindo
Santa Bárbara,20/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Tradicional Festa da Candelária acontece neste fim de semana em Sumaré


Tradicional Festa da Candelária acontece neste fim de semana em Sumaré Festa da Candelária de Sumaré

Retomada como evento regional pela comunidade das Chácaras Cruzeiro do Sul em 2013, a tradicional Festa da Candelária de Sumaré chega neste ano à 73ª edição como parte do calendário oficial do município. Realizada sempre no primeiro final de semana de agosto – que neste cai nos dias 04, 05 e 06 –, a festa tem ainda a honra informal de “fechar” o calendário das festividades de aniversária da cidade, que celebra 149 anos neste dia 26 de julho. Nos três dias, a entrada é franca, inclusive para os shows programados.





Dentre as comidas típicas da cultura rural, o prato que é o carro chefe do evento continua sendo o frango assado, vendido inteiro – além da costela assada, pasteis, cuscuz, caldos, pizzas, cachorro-quente, vinho quente, quentão, doces típicos e etc. Também haverá estacionamento com segurança e diversas atrações para crianças e adultos.



Além das comidas típicas, a 73ª Festa da Candelária de Sumaré vai contar novamente com três eventos já tradicionais no calendário: a Missa Campal do domingo, dia 06, às 10h; o Desfile de Cavaleiros, Charretes, Tratores e Picapes, logo em seguida (com saída do Expo Águas, no início da Estrada Norma Marson Biondo, e chegada no Recinto da Festa), seguido pelo “Almoço Caipira” e o Leilão de Animais, no domingo à tarde, a partir das 15h.





Realizada pelos voluntários da Comunidade da Igreja de Nossa Senhora da Candelária, a maioria de famílias de imigrantes italianos que historicamente moram ou têm raízes na região rural da cidade, a festa acontece no recinto especialmente preparado na Rua Vegas, nº 2, no Bairro do Cruzeiro. A igreja faz parte da Paróquia de Sant’Ana. Nas mais recentes edições, até 12 mil pessoas passaram pelo recinto. Atualmente, já são cerca de 100 colaboradores, todos devidamente uniformizados, atuando nas mais variadas tarefas.





Para este ano, a Comissão Organizadora elevou a qualidade dos shows, graças a uma parceria com a rádio Notícia FM. Além disso, todos os recursos do tradicional bingo serão repassados à APM (Associação de Pais e Mestre) da Escola Municipal “Dona Augusta Ravanhani Basso”, que fica no bairro. A comunidade também ganhou o apoio do Grupo de Escoteiros Ianomami, que vai cuidar da coleta das embalagens recicláveis, garantindo a sustentabilidade da festa e recursos para suas próprias atividades voluntárias. O grupo ainda vai cuidar da barraca de crepes.





“Mas a maios novidade da festa é a conclusão da área de alimentação, que já ganhou contrapiso e balcão, garantindo mais conforto, comodidade e higiene tanto para os voluntários que trabalham nas cozinhas quanto para o público”, explicou o coordenador da festa, Valdir Belintani – também de uma tradicional família do Cruzeiro (e de Sumaré) e morador do bairro.





Shows





Os shows também prometem atrair um grande público para a Festa da Candelária. Na sexta-feira, dia 04, a partir das 22h (logo após o bingo), a atração principal no palco será o cantor sertanejo universitário João Ricardo – dos hits “O Seu Advogado” e “Limousine e Buquê de Flores”. No sábado, a partir das 19h, apresentam-se a orquestra Violeiros de Sant’Ana, de Sumaré, e às 22h sobe ao palco a dupla Marcus Moreno & Goiano, que cantam “Será” e “Só Pra Gente Se Amar”, entre outras.





E no domingo, a partir das 12h (logo após a chegada do Desfile de Cavaleiros ao recinto), o show fica por conta da dupla Felipe & Falcão, com quase 25 anos de carreira e conhecida pelos hits “Deixa Eu Te Amar Por Favor”, “Hoje Não É Nosso Dia”, “Grito de Amor”, “Com Meu Tio João, Com Meu Tio José” e “Seguindo Seus Passos”, entre outros. “Esperamos um grande público todos os dias, especialmente no domingo”, completou Belintani.





O evento conta com apoio do Jornal Tribuna Liberal, Unimed Campinas, Rádio Notícia FM, GoodBom Supermercados, Casa de Carnes América, Ifer Embalagens, Granja Satoshi, Belintani Jardinagem e Paisagismo, AVM Imóveis, Radar Comunicação Visual, Freski Massas e Proauto.





Tradição





Ao retomar a Festa da Candelária, o objetivo dos voluntários das famílias era resgatar as tradições dos antepassados imigrantes, valorizar a cultura rural e melhorar o evento a cada ano, promovendo os valores da Comunidade de Nossa Senhora da Candelária. A igreja foi fundada por imigrantes em 1943, com a ajuda de famílias como Andrade, Belintani, Breda, Basso, Bazan, Ravagnani, Biondo, Gagliera, Noveletto, Marson, Mengue, Minarello, Manangoni, Moranza, Padula, Coltro, Brisque, Bordon, Montagner e outras.





A igreja foi consagrada à Nossa Senhora da Candelária porque existia no local, na época, uma fazenda produtora de café com o nome de “Fazenda Candelária”. O resgate da festa na edição de 2013 ocorreu pelas mãos dos filhos e netos das famílias italianas que fundaram o Bairro do Cruzeiro do Sul na primeira metade do século passado.





A Virgem da Candelária, ou da Luz, teria aparecido em uma praia na Ilha de Tenerife, nas Ilhas Canárias, Espanha, em 1400. Os nativos guanches da ilha teriam ficado com medo e tentado atacá-la, mas suas mãos teriam ficado paralisadas. A imagem teria sido guardada em uma caverna, onde, séculos mais tarde, foi construído o Templo e Basílica Real da Candelária (em Candelária). Mais tarde, a devoção se espalhou pela América.





SERVIÇO:

73ª Festa da Candelária de Sumaré/SP

Data: 04, 05 e 06 de agosto de 2017 – de sexta-feira a domingo

Local: Comunidade Nossa Senhora Candelária – Bairro do Cruzeiro do Sul – Área Rural (com fácil acesso pela Rodovia Sumaré/Monte Mor)





COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login