Americanense Jair Porfírio quebra recorde e atinge índice para os Jogos Paralímpicos

Open de Atletismo

Por Roberto 23/05/2016 - 11:53 hs

Americanense Jair Porfírio quebra recorde e atinge índice para os Jogos Paralímpicos
Jair Porfírio atinge índice para Jogos Paralímpicos

A participação do paratleta Jair Henrique Porfirio, da Secretaria de Esportes de Americana, na edição 2016 do Open Internacional de Atletismo, foi de muitas glórias. No evento-teste para os Jogos Paralímpicos do Rio-2016, que se encerrou no sábado, 21/05, Porfirio garantiu duas medalhas (ouro e bronze), quebrou recorde e atingiu o índice para o maior evento esportivo do mundo.

 

Na abertura da competição, o competidor de Americana subiu ao pódio conquistando o bronze no arremesso do peso da categoria F-41 (anões). A grande marca foi alcançada no lançamento do dardo, prova de sua especialidade, onde Porfirio bateu o recorde Sul-americano, 27m14, garantindo a medalha de ouro e o índice B para os Jogos Paralímpicos.

 

O seu treinador André Zappia comemorou o resultado e marca obtida pelo seu pupilo. “Esse resultado é a prova que a determinação, o esforço, a garra, e o amor ao que faz vale a pena. O Jair conquistou o índice olímpico e o novo recorde brasileiro e das Américas”.

 

O técnico explicou que apesar de atingir o índice, a participação do paratleta no Rio-2016 depende de uma convocação do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). “Infelizmente, o feito não garante uma vaga, pois a seleção ainda não foi fechada, mas existe um número maior de atletas com índice do que realmente se pode convocar”.

 

O sonho de disputar os Jogos Paralímpicos segue vivo e, por isso, Jair já está se preparando para a primeira etapa nacional do Circuito Nacional de Atletismo, entre os dias 24 e 26 de junho. A competição ocorrerá no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, inaugurado nesta segunda-feira, 23/05, em São Paulo.