Seja bem vindo
Santa Bárbara,24/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Sumaré vai ter nova adutora para melhorar abastecimento de 35 mil pessoas


Sumaré vai ter nova adutora para melhorar abastecimento de 35 mil pessoas Traçado da nova adutora em Sumaré

 


 


Adutora existente será totalmente substituída; o investimento é de R$ 3 milhões e a previsão de início é para ainda este ano


 


 


A BRK Ambiental, empresa responsável pelos serviços de saneamento de Sumaré, vai implantar uma nova adutora de água tratada de grande porte na cidade. A intervenção vai melhorar a qualidade do abastecimento de água na região do Picerno, onde vivem cerca de 35 mil pessoas. A concessionária comunicou a execução da obra por meio de ofício a prefeitura e a agência reguladora (Ares-PCJ). O investimento previsto é de R$ 3 milhões.


 


A nova adutora terá 3 quilômetros de extensão e será responsável por levar água tratada da ETA I, estação de tratamento de água localizada na Vila Menuzzo, para o Centro de Reservação Carlota, na Vila Carlota. A adutora atual é de 1985 e a concessionária vai antecipar os investimentos necessários para sua troca. “Nosso objetivo principal é atender a população sumareense com água de qualidade e abastecimento contínuo, por isso decidimos propor à prefeitura acelerar essa obra”, destaca o diretor da BRK Ambiental de Sumaré, Tadeu Ramos. 


 


“Com investimentos no início da concessão a empresa resolveu a questão da disponibilidade de água no município. Sumaré agora necessita de grande volume de investimento nas redes de abastecimento, muito antigas e que pela falta de manutenção no passado, ainda geram desconforto para a população.”


 


De acordo com o Ramos, a adutora atual é de cimento amianto, material muito suscetível a rompimentos. “Essas situações acabam ocorrendo numa frequência grande causando transtornos à população já que são necessárias manutenções emergenciais”, explica o diretor. Além disso, em função da idade, a adutora atual permite a incrustação de partículas que, em momentos de variação do volume da água que passa pela tubulação, se desprendem, o que pode gerar coloração amarelada na água.


 


A nova adutora será de PVC em sua maior parte e de ferro em um trecho mais baixo da cidade, onde a pressão de água é mais elevada. “Com isso, evitamos possíveis rompimentos em decorrência da maior pressão da água.” Outra alteração é no diâmetro da adutora. A atual é de 350 milímetros e a que será implantada é de 400 milímetros. “Prevendo o crescimento da população e, com isso, da demanda futura de água, resolvemos fazer a troca por uma adutora de tamanho maior”, ressalta Ramos.


 


Traçado




O traçado escolhido para implantação da nova adutora leva em conta o tráfego de veículos, bastante elevado nessa região da cidade. “Vamos cruzar um trecho importante e movimentado da cidade. Por isso buscamos um trajeto que cause o menor impacto possível no trânsito, embora saibamos que trata-se de uma obra de grande porte e que vai causar transtornos momentâneos à população”, explica Ramos.


 


A obra terá início na ETA I, estação de tratamento de água localizada na Vila Menuzzo, na rua Tiradentes. Depois segue pela rua Josias Pereira de Sousa, atravessa a avenida Rebouças, na sequência rua Ipiranga, avenida Três M, Rua Eugênia Biancalana Duarte, rua Joaquim Rapozeiro, avenida da Amizade e, por fim, rua Presidente José Linhares, onde fica o Centro de Reservação Carlota, na Vila Carlota, responsável por abastecer toda a região do Picerno.


 


Em caso de dúvidas, a empresa está disposição pelo telefone 08007710001 ou pelo site www.brkambiental.com.br/sumare.


 


 




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login