Seja bem vindo
Santa Bárbara,24/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Montagem de exposições é tema de oficina no Museu da Cidade de Campinas


Montagem de exposições é tema de oficina no Museu da Cidade de Campinas Renata Gava e Rodrigo Santos, curadores




“Concepção de Exposição – uma Relação entre o Acervo e o Campo das Ideias” será no dia 28 de agosto, com entrada gratuita




O Museu da Cidade de Campinas receberá no dia 28 de agosto, das 9h00 às 17h00, a oficina “Concepção de Exposição – Uma Relação entre o Acervo e o Campo das Ideias”. As inscrições gratuitas estão abertas até às 18h00 do dia 24, pelo e-mail museudacidade@campinas.sp.gov. br. A ação é realizada pelo Governo do Estado de São Paulo, via Secretaria da Cultura do Estado, com o apoio cultural da Prefeitura de Campinas e do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP).





O projeto busca transmitir os fundamentos aplicados ao desenho espacial de exposições (a museografia), alinhados aos processos metodológicos e procedimentos técnicos, no que diz respeito à conservação de acervos e acessibilidade, mas, principalmente, à utilização de recursos simples e diferentes tipos de materiais para a montagem de exposições. São 20 vagas, destinadas a profissionais da área e interessados em artes em geral.





O conteúdo será ministrado pela historiadora Renata Gava, de Piracicaba, e pelo museólogo Rodrigo Luiz dos Santos, de São Pedro, curadores da exposição itinerante “Porta, Porteira, Portão: Modos de ‘Falarrr’ e Costumes do ‘Interiorrr’”, que desde o primeiro semestre circula por seis cidades da Região Administrativa de Campinas. A oficina é uma contrapartida do Programa de Ação Cultural (ProAC), por meio do edital de apoio a projetos de difusão de acervos museológicos.





CURRÍCULO 



Rodrigo Santos e Renata Gava se conheceram durante a graduação em história na Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Ambos somaram forças na concepção da Engenho Cultural Assessoria e Consultoria, empresa que traz soluções para gestores do setor público e da iniciativa privada nas áreas de cultura, museu e patrimônio.





Rodrigo coordenou o projeto de implantação do Museu Gustavo Teixeira, em São Pedro, onde atuou por sete anos como diretor. Fez a graduação em museologia e se especializou em cultura e arte barroca na Universidade Federal de Ouro Preto. Já Renata, que está desde 2013 na direção do Museu Prudente de Moraes, em Piracicaba, é especialista em patrimônio arquitetônico pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e em gestão cultural pelo Centro Universitário Senac do Rio de Janeiro.





Serviço

Concepção de Exposição – Uma Relação entre o Acervo e o Campo das Ideias

Data: 28 de agosto de 2017

Horário: 9h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00

Palestrantes: Renata Gava e Rodrigo Santos

Local: Museu da Cidade (Casa de Vidro) - Campinas 

Largo do Café – Avenida Heitor Penteado, 2.145

Vagas oferecidas: 20

Inscrições e informações: museudacidade@campinas.sp.gov. br

Evento gratuito




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login