Seja bem vindo
Santa Bárbara,18/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

APC tem dois atletas convocados para o Mundial de Natação Paralímpica


APC tem dois atletas convocados para o Mundial de Natação Paralímpica Edênia Garcia durante a 2ª Etapa Nacional. Foto: ©Leandro MartinsMPIXCPB

 


Edênia Garcia e Ítalo Gomes confirmaram índices durante a 2ª Etapa Nacional do Circuito Loterias Caixa




 


O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) divulgou, no último dia 9 de agosto, o perfil dos atletas convocados para o Mundial de Natação de 2017. A competição acontece de 30 de setembro a 06 de outubro na Cidade do México, e dos 18 representantes da delegação brasileira, dois são atletas da Associação Paraolímpica de Campinas (APC): Edênia Garcia e Ítalo Gomes.


 


Ambos fazem parte do Projeto “Centro de Treinamento Paralímpico: Natação Fase II” realizado pela APC, com apoio do SESI e da Prefeitura Municipal de Campinas. Patrocinado pelas empresas Cateno, Grupo Bauminas e Perfetti van Melle, o projeto, que tem como embaixador o multicampeão Clodoaldo Silva, tem como propósito a formação de uma equipe com dez atletas de nível internacional, nacional e regional. Para isso, os contemplados recebem todo o aparato necessário para um treinamento de excelência, com a melhor infraestrutura e um quadro multidisciplinar de profissionais altamente qualificado.


 


Edênia Garcia


 


Preocupação e felicidade. Essas foram as emoções despertadas em Edênia após a lista oficial com os índices para o Mundial, divulgada ainda no ano passado. “Fiquei bem preocupada por ser o critério de convocação mais forte que estabeleceram, mas ao mesmo tempo feliz, porque sabia que teríamos uma seleção muito forte e qualificada”, revela a atleta.


 


Estarão competindo no México atletas ranqueados entre os três melhores do mundo. Um desafio e tanto, segundo ela: “E esse desafio me motivou a treinar ainda mais para estar entre os melhores! Será minha sexta participação em Mundiais, têm um gostinho especial”. Presente em cinco edições anteriores, ao todo ela já soma 12 medalhas, e sagrou-se tricampeã nos 50m costas nos Mundiais de 2002, 2006 e 2010.


 


Feliz pela presença em mais uma edição da competição, ela não deixa de agradecer aos envolvidos em sua conquista. “À minha equipe multidisciplinar por acreditar em mim – em especial aos meus técnicos Leonardo Tomasello e Fabiano Quirino pela paciência e dedicação em adaptar cada treino. Minha irmã, que trabalha comigo diariamente e é meu braço direito, e minha mãe, claro, que sempre está ao meu lado. Por último, mas não menos importante, aos meus patrocinadores (Loterias Caixa e Ministério do Esporte) e meu clube, APC”, completa a atleta.


 


Ítalo Gomes


 


O melhor tempo de Ítalo Gomes, que lhe rendeu a convocação, foi alcançado durante a 2ª Etapa Nacional. “Conquistei o índice no Open (Internacional, realizado em abril) e fui confirmando a marca nas competições que vieram depois. Não é meu melhor tempo na carreira, mas estou bastante feliz porque o trabalho vem evoluindo constantemente. Agora é acertar os detalhes, treinar e trabalhar forte todo dia, para buscar o melhor resultado neste Mundial que vem por aí”, comenta Ítalo.


 


O atleta se prepara para o terceiro Mundial da carreira. Depois de ter passado em branco em 2013, no Canadá, conquistou um bronze na edição de 2015, em Glasgow. Embora já tenha experiência na competição, revela que a ansiedade faz parte do processo. Ainda assim, projeta bons resultados no México. “Estou muito feliz com a convocação, pois é resultado de todo um trabalho que vem sendo feito no CT. Estou indo representar o Brasil, mas também a APC, meu clube, que tem, no conjunto, propiciado essas conquistas. Agradeço à todos e me sinto muito bem para almejar bons resultados”, encerra.


 


Sobre a APC




A Associação Paraolímpica de Campinas (APC) é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos com sede no município de Campinas. Busca, através do fomento e desenvolvimento de atividades esportivas, contribuir para a formação global de pessoas com deficiência na perspectiva da inclusão social. Fundada em maio de 2007, a APC atua nas modalidades de natação e atletismo. Congrega pessoas com diferentes graus e tipos de deficiência, sendo os atendimentos realizados por profissionais com vasta experiência no desenvolvimento de atividades voltadas para este segmento.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login