Seja bem vindo
Santa Bárbara,23/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Americana inicia Ação Integrada de Combate às Queimadas na região do Parque Gramado


Americana inicia Ação Integrada de Combate às Queimadas na região do Parque Gramado Ação Integrada de Combate às Queimadas em Americana (Imagem: Marcos Danilo)

A Prefeitura de Americana iniciou a “Ação Integrada de Combate às Queimadas”, por meio do projeto “Sou responsável pelo local que vivo e convivo”, envolvendo as secretarias de Meio Ambiente, Obras e Serviços Urbanos, Saúde, Educação, Habitação, Defesa Civil, Planejamento e Gama (Guarda Municipal de Americana).




A Unidade de Educação Ambiental e Planejamento da Secretaria de Meio Ambiente inicia nesta terça-feira (15) a campanha de Educação Ambiental de combate às queimadas na Área de Planejamento 6, que compreende a região do Parque Gramado, que teve a maior incidência de queimadas no município neste ano. Os trabalhos começam com os alunos da EMEF Florestan Fernandes do bairro Morada do Sol, com o objetivo de envolver a população na preservação ambiental, limpeza da cidade e no combate às queimadas, mas serão realizados em todos os bairros desta área, com visitas aos comércios, escolas, comunidades religiosas e distribuição de cartazes educativos sobre a campanha.




De acordo com a representante da Unidade de Educação Ambiental e Planejamento e interlocutora do Programa Município VerdeAzul, Kátia Birke, a campanha de Educação Ambiental tem previsão de duração de quatro meses nesta área de planejamento, que é formada pelos bairros: Balsa, São Jerônimo, Jardim Bazanelli, Jardim da Balsa ll, Jardim da Paz, Jardim das Orquídeas, Jardim Dona Rosa, Mario Covas I, II e III, Jardim Novo Horizonte, Jardim São Roque, Morada do Sol, Parque das Nações, Parque Residencial São Jerônimo, Parque Gramado, Parque da Liberdade.




“Todo esse trabalho conjunto das secretarias visa diminuir drasticamente o número de incidências de queimadas na área. Todos os alunos serão orientados quanto aos maléficos da queimada para a saúde e para o meio ambiente”, destacou Kátia. Também serão abordados outros temas, como o descarte irregular de resíduos, coleta seletiva, consumo consciente, reaproveitamento de materiais e reutilização.




Na sexta-feira, a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (SOSU) iniciou um mutirão de limpeza nesta mesma região como parte da “Ação Integrada de Combate às Queimadas”. As equipes da Prefeitura, utilizando máquinas e caminhões, estão percorrendo as áreas públicas, entre outros locais, para o recolhimento de materiais inservíveis, entulho e lixo.




O secretário municipal de Meio Ambiente, Odair Dias, destacou a importância do trabalho de conscientização. “Essa campanha vai envolver alunos de cinco escolas estaduais, 14 municipais, quatro escolas particulares e assistenciais e 16 entidades religiosas, além da população no entorno das áreas com maior incidência de queimadas”, informou. “Será um trabalho intensivo de conscientização com o objetivo de mudar esses números, diminuindo a incidência de queimadas nesta área”, complementou.




Denúncias




Durante a campanha de Educação Ambiental, a população e os alunos serão convidados a participarem assiduamente das ações denunciando descartes irregulares e queimadas. Denúncias podem ser feitas por meio do SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão), no telefone (19) 3475-9024, na Unidade de Limpeza Pública, no telefone (19) 3405-9444, na Secretaria de Meio Ambiente, no 3471-7770, no GPA (Grupo de Proteção Ambiental), nos telefones 153 e (19) 3407-0513. As denúncias podem ser feitas, inclusive, por meio de fotografia, com multa aplicada ao proprietário do veículo flagrado fazendo o descarte.




As infrações referentes a queimadas são passíveis de multa no valor R$667,77 e de descarte irregular o valor é de R$ 948,08.




Diagnóstico




Após a realização de um diagnóstico sobre a incidência de queimadas na cidade, apontando 94 focos de queimadas registrados de janeiro a maio deste ano, foi elaborado um relatório identificando os locais por área de planejamento. O mapa foi elaborado pela Secretaria de Planejamento a partir dos dados do INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e das ocorrências de queimadas lavradas em boletim de ocorrência pelo Grupo de Proteção Ambiental - GPA. 




Para o período de 01/01/2017 a 31/05/2017, com base nas informações obtidas no INPE, foi observado que o satélite do INPE registrou sete ocorrências de queimadas em Americana. Já o Grupo de Proteção Ambiental – GPA registrou para o mesmo período 94 focos de queimadas, sendo 22 na Área de Planejamento 6.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login