Seja bem vindo
Santa Bárbara,19/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Pé de Letra propõe conversa sobre movimentos migratórios


Pé de Letra propõe conversa sobre movimentos migratórios Encontro do Pé de Letra de Junho


Encontro acontece mensalmente, em formado roda de prosa, sobre assuntos relacionados à literatura e educação


 


A crise instaurada com a guerra civil na Síria voltou os olhos do mundo para a situação dos refugiados. Desde o fim da 2ª Guerra Mundial, em 1945, o mundo não via tantas pessoas sendo obrigadas a deixarem suas casas fugindo de guerras, conflitos internos, perseguições políticas e violações de direitos humanos.  O Pé de Letra retorna das férias, na próxima segunda, dia 21, às 20h, no Don Madeira, para conversar com seus convidados e participantes sobre a questão dos refugiados e dos movimentos migratórios, que ganharam destaque diante de tantas crises internacionais.




 Em novo local, o projeto, que busca democratizar saberes contando sempre com dois convidados especialistas, vai dar foco à situação dos movimentos migratórios, falando sobre os refugiados sírios, mas também da realidade vivida nas escolas e universidades brasileiras que acolhe diariamente estudantes da América Central e América do Sul.  




Stefany Alvino, que é boliviana, e pesquisadora na área do acolhimento educacional aos estrangeiros compartilhará com o público sua experiência. Já Simone Leonardi que é pedagoga, fala como a literatura infantil contribuiu para o trabalho, em sala de aula, do tema com os alunos. A experiência de Simone foi com projeto A viagem de Alaa, inspirado no livro homônimo, escrito pela espanhola Nati Alonso. O livro narra a viagem de uma refugiada síria até a Europa.




 Contribuem com o encontro o grupo Observatório de Migrações Internacionais com foco nos Haitianos, coordenado pelo professor mestre Flávio César Rossi.




O Pé de Letra acontece toda terceira segunda-feira do mês e tem objetivo de discutir assuntos ligados à literatura e educação. O encontro  é realizado pela Editora Adonis com apoio dos cursos de Pedagogia do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (Unisal) – Unidade Americana, Faculdade de Americana (FAM) e Faculdade Anhanguera – Unidade Santa Bárbara d’Oeste.




Pé de Letra


Dia 21 de agosto, às 20h, no Don Madeira


Av. Brasil, 847 – Americana/SP





COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login