Seja bem vindo
Santa Bárbara,28/03/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Piracicaba abre inscrições para o 7º Feimep

No Teatro Municipal


Piracicaba abre inscrições para o 7º Feimep André Micheletti, diretor do 7º Feimep Imagem: Rodrigo Alves

















​Professores reconhecidos no Brasil e no exterior estão à espera de jovens instrumentistas no Feimep (Festival Internacional de Música Erudita de Piracicaba). Há vagas para violino, viola, violoncelo e contrabaixo. Também integram a programação o 2º Encontro com Jovens Regentes, curso sobre o Método Dalcroze para crianças e adultos e workshop de lutheria. As inscrições para a sétima edição estão abertas até 5 de julho pelo site www.feimep.com.br.

O Festival acontece de 17 a 23 de julho e está dividido entre programação artística, com apresentações gratuitas no Teatro Municipal Erotídes de Campos, e programação pedagógica, composta por aulas práticas nos períodos da manhã e da tarde. Todos os interessados são aceitos, independente do nível de formação, como ouvintes ou alunos regulares.

Para efetivar a inscrição é necessário escolher a área de interesse no site oficial do Feimep, mediante o pagamento de R$ 120. Também há a possibilidade de hospedagem com monitores, sendo a reserva garantida mediante o pagamento de mais R$ 120. O custeio do transporte até Piracicaba é de responsabilidade do estudante, que tem assegurado o deslocamento no percurso aulas-alojamento-concertos.

Professor de música da USP de Ribeirão Preto, o violoncelista André Micheletti é o responsável pela direção artística e coordenação pedagógica do Feimep. Ele explica que o formato das masterclasses maximiza as chances de aprendizagem dos jovens instrumentistas, por aproximar os alunos dos professores e também dos colegas de diversas faixas etárias.

As masterclasses de violino ficam aos cuidados dos professores brasileiros Alessandro Borgomanero e Daniel Guedes, enquanto as aulas de viola têm como docente Alexandre Razera e as de contrabaixo Anselmo Melosi e Sérgio de Oliveira. Para violoncelo confirmaram presença Helga Winold, da Universidade do Sul da Flórida e professora emérita da Indiana University, e Minna Chung, da Universidade de Manitoba, no Canadá.

Entre as novidades está o curso sobre o Método Dalcroze, em que são ensinados rítmica, solfejo e improvisação por meio do sistema que explora o movimento corporal. Podem participar atores, professores, pedagogos, dançarinos e educadores físicos. Pela primeira vez, a organização do Feimep também oferecerá uma turma para crianças entre 7 e 9 anos. A ministração das aulas é de Iramar Rodrigues, professor do Instituto Dalcroze, em Genebra, na Suíça.

REGÊNCIA – O maestro Jamil Maluf retorna ao Feimep pelo segundo ano com o Encontro com Jovens Regentes. Este é o único caso com dispensa de pagamento no ato de inscrição. A lista de aprovados será divulgada em 6 de julho e os selecionados têm até 8 de julho para efetuar o depósito e enviar o comprovante pelo site.

São oito vagas, sendo que o candidato deve enviar, no ato da inscrição, além do currículo, um vídeo regendo orquestra ou coro. Os quatro alunos ativos selecionados se revezam na regência da Orquestra Acadêmica do Festival, no encerramento do Feimep, enquanto os quatro ouvintes fazem as atividades de regência em classe.

Também confirmaram presença no Festival os luthiers Mitsugu Gomikawa e Henrike Hahn, de Chicago, que fazem afinação de instrumentos, troca de crina, sonorização e pequenos ajustes. Eles executam os trabalhos em horários agendados. Henrike Hahn, que leciona reparação e ajustes de instrumentos na Chicago School of Violinmaking, também ministra um workshop para expor suas técnicas de lutheria ao público interessado.

O Feimep é realizado com recursos da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria da Ação Cultural (Semac), e conta com correalização do Jornal de Piracicaba e da Revista Arraso e o apoio do Sesi Piracicaba, Escola de Música Maestro Ernst Mahle, Orquestra Sinfônica de Piracicaba, Rádio Educativa FM, Associação Amigos Mahle, Cultura Artística e Hermann\'s Restaurante.
​ ​

Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail feimep2016@gmail.com




















COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login