Seja bem vindo
Santa Bárbara,20/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Coral Allegro Vocale apresenta sucessos da Broadway na 3ª Semana de Cultura Artística

Em Piracicaba


Coral Allegro Vocale apresenta sucessos  da Broadway na 3ª Semana de Cultura Artística Coral Allegro Vocale se apresenta em Piracicaba

Temas musicais de produções da Broadway conhecidos do grande público compõem o repertório do Coral Allegro Vocale nesta terça-feira, 31, às 20h, no Museu Prudente de Moraes, sob regência de Lucas Lopes. A atividade – denominada Música no Espaço Urbano Brasileiro – integra a 3ª Semana de Cultura Artística, que segue até 3 de junho, com entrada gratuita. O repertório traz as canções de O Rei Leão, My Fair Lady, Cats, Grease – Nos Tempos da Brilhantina, O Mágico de Oz, Os Miseráveis, Mamma Mia e Mudança de Hábito.


Conforme contextualiza o presidente da Cultura Artística, Milton De Mori, a programação da Semana foi concebida pela diretoria do biênio 2016-2018 para privilegiar públicos distintos nas artes e possibilitar a circulação de talentos locais. Ele lembra que a Semana conta ainda com ações em artes plásticas, história e literatura. “Nosso objetivo é comemorar os 91 anos da Cultura Artística e estarmos mais próximos da população, resgatando as origens da entidade, nascida em maio de 1925”, diz ele, ao lembrar que todas as atividades possuem entrada gratuita.

O Coral Allegro Vocale é formado por alunos, ex-alunos e amigos da Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle (Empem), que cede seu espaço e instrumentos para os ensaios semanais. Os trabalhos começaram em 2012, com o projeto O Fantasma da Ópera – Um Estudo, iniciado pelo professor de canto da Escola, Antonio Pessotti, e que teve a direção de Lucas Lopes. O Allegro Vocale apresentou Les Misérables – in Concert, em 2014, e My Fair Lady, em 2015. Para setembro deste ano está prevista a estreia de Broadway in Concert – Uma Noite Musical.

O termo alegro Allegro Vocale, que dá nome ao grupo, vem do italiano e significa vozes alegres. Lucas Lopes, seu regente titular desde 2014, também responde pelo Coral Misto da Empem desde janeiro de 2013. Lopes frequenta a graduação em regência plena pela Unicamp, sob orientação do professor Carlos Fiorini, além de desenvolver atividades coral com o Grupo Vocal Luiz de Queiroz (Esalq/USP), Coro de Câmara de Piracicaba, Coral Reverendo James William Koger da Catedral Metodista de Piracicaba e Coro Contemporâneo de Campinas.

Ao todo 19 vozes formam o coral. Como sopranos estão Carolina Grando, Ester Holcman, Julia Siqueira, Kizzy França, Lígia Gabrielle, Patrícia Grando, Salen Nascimento, Sharon Lima e Taís Michelin. Como contraltos atuam Ana Luiza Woch, Luciana Pimpinato e Sonia Dechen. Há, ainda, a participação dos tenores Fabiano Hyppolito, Gregório Gevartosky e Jorel Ivens, e dos baixos Antonio Sérgio Pimpinato, Elizeu Pozzani, Rodrigo Bartsch e Thiago Luz. Os pianistas Lígia Gabrielle e Rodrigo Bartsch acompanham as apresentações.

PROGRAMAÇÃO – As atividades da 3ª Semana de Cultura Artística foram abertas na segunda-feira, 30, no Museu Prudente de Moraes, onde o violeiro Ivan Vilela apresentou a aula-espetáculo Música no Espaço Rural Brasileiro. O local recebe nesta quinta-feira, 2, às 19h30, o evento Arte Poética Ilustrada, com textos em painéis, declamados ou em jogral pelos membros do Centro Literário de Piracicaba (Clip). Na sexta-feira, 3, às 20h, o artista plástico Eduardo Borges de Araújo revisita a obra do pintor, desenhista e ilustrador Angelino Stella.

Há, também, uma visita orientada à Escola Estadual Sud Mennucci, uma das mais antigas unidades de ensino da rede estadual. A ação fica aos cuidados da professora e historiadora Marly Therezinha Germano Perecin, que conduz o público ao prédio da rua São João, 1.121, no Bairro Alto, na quarta-feira, 1º de junho, às 15h. Pela Escola passaram grandes personalidades do Estado, entre eles Fabiano Lozano, professor e maestro espanhol responsável pela disciplina de música. Ele fundou a Cultura Artística, a segunda entidade do gênero mais antiga do Brasil.

A programação da 3ª Semana de Cultura Artística é realizada com recursos da Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural. As atividades têm o apoio da Orquestra Sinfônica de Piracicaba, Manifesta Cerimonial, New Life Piracicaba Apart Hotel, Apap (Associação dos Artistas Plásticos de Piracicaba) e Associação dos ex-professores, ex-alunos e amigos da Escola Estadual Sud Mennucci.

SERVIÇO – 3ª Semana de Cultura Artística, de 30 de maio a 3 de junho, no Museu Prudente de Moraes (rua Santo Antônio, 641, Centro) e na Escola Estadual Sud Mennucci (rua São João, 1.121, Bairro Alto). Entrada gratuita. Informações:www.fb.com/culturaartistica2016.
 




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login