Seja bem vindo
Santa Bárbara,18/05/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Consimares apresenta projeto de Cidades Inteligentes voltado para resíduos


Consimares apresenta projeto de Cidades Inteligentes voltado para resíduos Reunião de integrantes do Consimares em Elias Fausto

 


Evento ocorre em Nova Odessa no dia 9 de outubro através da Fundação Nacional de Saúde


 


Chegou o momento de tirar do papel a solução para a gestão de resíduos sólidos nas cidades. Para isso, o Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos) e a Funasa (Fundação Nacional de Saúde), do Ministério da Saúde, pretendem reunir 30 municípios da região no dia 9 de outubro, no Instituto de Zootecnia (IZ) de Nova Odessa, quando será apresentado o projeto de “Cidades Inteligentes”, propondo soluções para os principais problemas envolvendo os resíduos sólidos.




O Consimares discutiu a realização do evento em reunião ocorrida na Prefeitura de Elias Fausto nesta segunda-feira, dia 18. Presidente do Consimares, o prefeito de Nova Odessa, Benjamim Bill Vieira de Souza, se encontrou com os prefeitos de Sumaré, Luiz Alfredo Dalben, de Santa Bárbara d’Oeste, Denis Andia, e de Elias Fausto, Maurício Baroni, além de representantes dos demais municípios.




Na pauta também estiveram assuntos como o reconhecimento do Consimares pela Assemae (Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento), a ampliação da finalidade do Consórcio, a aprovação de projetos de lei instituindo nos municípios a Política Municipal de Resíduos Sólidos, além da criação do Museu de Eletroeletrônicos e a destinação de sofás e colchões recolhidos nas cidades.




Um dos principais temas debatidos pelos membros do Consimares foi a realização de mutirões de descarte de resíduos eletroeletrônicos, como os ocorridos em Nova Odessa (26/8) e Sumaré (16/9). A iniciativa, realizada em parceria com a iniciativa privada, terá as próximas edições nas cidades de Santa Bárbara d’Oeste (21/10), Monte Mor (28/10), Capivari (11/11) e Elias Fausto (25/11).




SOLUÇÕES


 


O movimento “Cidades Inteligentes” auxilia Prefeituras na identificação dos problemas prioritários, trazendo estudos que contêm toda a análise e os diagnósticos necessários. Em seguida, desenvolvem os projetos com a melhor solução encontrada. Por fim, acompanham a viabilização do interesse de empresas para a execução das soluções nas respectivas cidades.




Através de exibição tecnológica será discutido o futuro das cidades, abordando como tema central a destinação de resíduos sólidos. “Para os municípios resolverem problemas com inovação e criatividade, mesmo na escassez de recursos”, destaca o presidente do Consimares. “A sustentabilidade é o caminho ideal. Para as cidades é a forma mais adequada, moderna e eficiente de gestão pública”, acrescenta Bill.




Na oportunidade, será discutida também a adesão de mais municípios ao Consimares, que possui hoje sete membros (Santa Bárbara d’Oeste, Nova Odessa, Sumaré, Hortolândia, Monte Mor, Capivari e Elias Fausto). “É necessário trazer mais cidades, para de modo consorciado buscar as soluções conjuntas para o desafio do manejo e destinação correta de resíduos sólidos”, completa o Prefeito Bill.




O evento será realizado no Instituto de Zootecnia de Nova Odessa das 8h30 às 14h, destinado a prefeitos, gestores e empresários. O Consimares apresentará projeto que se adequa à realidade da região, de modo simples, eficiente e de baixo custo. Para confirmar presença, ou obter mais informações, os interessados devem acessar o link do site do Movimento ‘Cidades Inteligentes’ – ci.eco.br/inscricao.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login