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Santa Bárbara,19/04/2024

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TEIP será inaugurado dia 17 de outubro em Americana


TEIP será inaugurado dia 17 de outubro em Americana Núcleo de Atendimento Terapêutico e Educacional de Americana

 


A Prefeitura de Americana inaugura, no dia 17 de outubro o Núcleo de Atendimento Terapêutico e Educacional Interdisciplinar do TEIP (Territórios  Educativos de Intervenção Prioritária), na travessa Ipomeias, número 8, do Jardim Lilases, às 16h. Participam da cerimônia o prefeito Omar Najar, a Secretária de Educação, Juçara Novelli, agentes públicos e entidades da sociedade civil.




O Jardim Lilases faz parte da denominada área 10 na organização da Secretaria de Planejamento da Prefeitura, que reúne outros bairros como Cidade Jardim, Mathiensen, Jardim das Flores, etc. Pelos dados do Planejamento, usando critérios de indicadores Paulista de Vulnerabilidade, a área 10 é a mais afetada pelas condições de vulnerabilidade no município. Esta região tem mais de 33 mil pessoas e 10% são de crianças e adolescentes.




“O projeto é uma nova forma de pensar a oferta educativa em territórios que economicamente existe a concentração de vulnerabilidade”, disse a Supervisora de Educação Especial da Secretaria de Educação, Rosemeire Abreu.




Para entrar em contato com o TEIP o telefone 3475-9700, ramal 9730, ficará disponível das 8h às 16h, de segunda à sexta-feira. O e-mail teip.seduc.pma@gmail.com também estará disponível. Participam dos Territórios a Secretaria de Educação, Escolas municipais e Estaduais, Unisal, FAM, Instituições Sócio Educativas, secretaria de ação social e Desenvolvimento Humano, CRAS, CREAS e Sociedade Civil (que são chamados de equipamentos).




“Em 2016, a partir de indicadores, percebemos um volume muito grande de estudantes com alto índice de vulnerabilidade na área 10. Criamos uma ficha de avaliação (individual) com o objetivo de mensurar os resultados. A ficha apontou o grau dos fatores de risco para estas pessoas”, disse Rosemeire.




Neste período foram avaliadas 76 crianças e adolescentes, das quais 36 (47% do total) apresentaram graves ameaças à integralidade de desenvolvimento. Em sala de aula os professores participaram de formações que os ajudam a identificar alunos com maior grau de vulnerabilidade. Às vezes podem ser sinais de violência doméstica. “Diante dessa realidade sentimos a necessidade da criação de um  Núcleo de Atendimento Terapêutico e Educacional Interdisciplinar do TEIP”, afirmoua supervisora da Educação.




Segundo Rosemeire, como não havia profissionais para atender a população, a Educação foi buscá-los nas instituições. Hoje há estagiários supervisionados – psicologia, pedagogia, serviço social e psicopedagogia - pela UNISAL; Profissionais voluntários – oito psicólogos, cinco psicopedagogos, um fisioterapeuta e um advogado.  Eles estão trabalhando dentro do ambiente escolar e trabalharão em oficinas terapêuticas com atendimento individual e/ou grupo com as crianças, da família, dependendo da necessidade de cada um.




“Com a nova sede, são três salas de atendimento, o serviço dentro do território irá facilitar o acesso para as pessoas e famílias”, disse Rosemeire. “A articulação – em rede - entre os membros do Território favorece o melhor prognóstico e conduta do caso. Nós acreditamos que as ações favorecerão uma melhor qualidade educacional. O problema de aprendizagem não está apenas ligado à escola. Há, como sabemos, os fatores socioeconômico-cultural que por vezes se sobrepõem as queixas escolares”, completou.


 




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