Candidatos que farão provas do ENCCEJA podem baixar material de apoio no Portal da Educação

Por Roberto 10/11/2017 - 12:20 hs

Candidatos que farão provas do ENCCEJA podem baixar material de apoio no Portal da Educação
Exame substitui Enem e valida diploma do Ensino Médio

 

Conteúdo é dividido por ciclos e áreas de conhecimento; exame será aplicado no próximo dia 19 de novembro em todo País


No próximo dia 19 de novembro, o Ministério da Educação aplicará mais uma edição do ENCCEJA (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos). Candidatos de São Paulo podem se preparar para a prova com a ajuda do material de apoio disponível para download no Portal da Educação (www.educacao.sp.gov.br). O conteúdo é dividido em volumes por ciclos e área do conhecimento.


O Encceja é destinado a aqueles que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos na idade apropriada. A partir de 2017, o exame substitui o Enem para validação do diploma do Ensino Médio.


São quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma proposta de redação. No Ensino Fundamental serão avaliadas as disciplinas de Ciências Naturais; História e Geografia; Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; e Matemática.


Já a avaliação do Ensino Médio inclui itens de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação; e Matemática e suas Tecnologias.


Cartão de confirmação


As avaliações serão realizadas em dois turnos: matutino e vespertino. Os candidatos devem aguardar o cartão de confirmação do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) com número de inscrição, data, horário e local de realização das provas ou consultar a página do participante no link: http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/loginParticipante .

 

Para pessoas privadas de liberdade e jovens sob medida socioeducativa (Encceja PPL), a avaliação será aplicada nos dias 21 e 22 de novembro.