Rompimento de adutora nesta quinta afeta abastecimento em 20 bairros de Sumaré

Por Roberto 23/11/2017 - 11:47 hs

Rompimento de adutora nesta quinta afeta abastecimento em 20 bairros de Sumaré
Homens da concessionária trabalham no conserto de adutora


O rompimento de uma adutora de água tratada na madrugada desta quinta, dia 23, afeta o abastecimento em 20 bairros de Sumaré. Trata-se da adutora que leva água da ETA I, na Vila Menuzzo, até o Centro de Reservação Carlota. Essa adutora é a que a concessionária aguarda autorização da Prefeitura desde agosto para realizar sua completa substituição.


A adutora atual é de cimento amianto, material muito suscetível a rompimentos. Além disso, é de 1985. Em função da idade, permite a incrustação de partículas que, em momentos de variação do volume da água que passa pela tubulação, se desprendem, o que pode gerar coloração amarelada na água, o que ocorre na região do Picerno.


Técnicos da BRK Ambiental trabalham no local para sanar o problema. A previsão é que o abastecimento seja normalizado na noite desta quinta, dia 23.


Diante da situação, a concessionária reforça a importância do consumo consciente por parte da população. Os bairros afetados são: Altos de Sumaré, Chácara Bela Vista, Chácara Monte Alegre, Chácara Santa Antonieta, Parque Euclides Miranda, Jardim Bela Vista, Jardim Luiz Cia, Jardim Monte Santo, Jardim Novo Paraná, Jardim Paulistano, Parque Residencial Manoel de Vasconcelos, Parque Vila Flora, Parque Virgílio Basso, Residencial Guaíra, Residencial Real Parque, Residencial Viver Sumaré, Veccon Zeta, Vila Carlota, Vila Rebouças e Vila Vale.


Em caso de dúvidas ligue para 0800 771 0001. A ligação é gratuita e o atendimento funciona 24 horas por dia.


Nova adutora


A intervenção vai melhorar a qualidade do abastecimento de água na região do Picerno, onde vivem cerca de 35 mil pessoas. O investimento previsto é de R$ 3 milhões.


Ela terá 3 quilômetros de extensão e será responsável por levar água tratada da ETA I, estação de tratamento de água localizada na Vila Menuzzo, para o Centro de Reservação Carlota, na Vila Carlota. A adutora atual é de 1985 e a concessionária vai antecipar os investimentos necessários para sua troca.


A nova adutora será de PVC em sua maior parte e de ferro em um trecho mais baixo da cidade, onde a pressão de água é mais elevada. Essa mudança evita possíveis rompimentos em decorrência da maior pressão da água. Outra alteração é no diâmetro da adutora. A atual é de 350 milímetros e a que será implantada é de 400 milímetros, já prevendo o crescimento da população e, com isso, da demanda futura de água.