Seja bem vindo
Santa Bárbara,19/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Moradores de Sumaré reclamam que cidade cresceu, mas transporte não acompanhou demanda


Moradores de Sumaré reclamam que cidade cresceu, mas transporte não acompanhou demanda Moradores participam de reunião da CEI do Transporte

 


Após o crescimento populacional da região do Matão, iniciado em 2013 com a entrega das unidades residenciais de programas habitacionais do governo federal, não houve nenhuma inclusão de ônibus para atender toda essa demanda e essa é a maior indignação da população local que sofre com poucos ônibus, superlotação, desrespeito a idosos e cadeirantes, entre outros.




As reclamações foram ditas pelos próprios moradores durante Audiência Pública realizada na noite desta quinta-feira, 23, na EMEF Profª Nilza Thomazini, pela CEI (Comissão Especial de Inquérito) do Transporte.




Edileuza contou que mora há 17 anos no bairro e que o problema do transporte aumentou depois que retiraram de circulação as “peruas”. “Tiraram as peruas dizendo que os ônibus iam melhorar e não melhorou nada. Com o passar do tempo, só foi aumentando o número de habitantes e ônibus não aumentou nada. Nós não temos ônibus no Matão. Precisa trazer mais ônibus”, declarou.




Verissimo Silvério Júnior também denunciou o descaso. “Quando retiraram as peruas, prometeu-se muita coisa que não foi cumprida. Para quem trabalha, ter que esperar duas horas por uma condução é desumano. O Matão cresceu demais, mas as linhas continuam do mesmo jeito e os horários também. Temos uma única empresa q presta serviço para a população e não presta o serviço do jeito que deveria ser prestado”, comentou.




Maria Iraneide da silva trabalha no posto de saúde próximo de sua casa e não faz uso diário do transporte público, mas quando quer ir visitar o irmão diz passar horas esperando um ônibus. “Quando tiraram as peruas disseram que íamos ter ônibus de 15 em 15 minutos. Aqui em final de semana é de duas em duas horas, esse foi o tempo que fiquei esperando um ônibus para visitar meu irmão no feriado de finados. Além disso, a passagem é muito cara. Estou indignada com esse transporte”, comentou.




Sabrina Tainan da Costa denuncia o atraso frequente nos horários dos ônibus. “Nunca passa no horário. De fim de semana chega a demorar quatro ou cinco horas. É desumano. Para ir a um posto de saúde ou para UPA Macarenko a pessoa que está doente precisa enfrentar um ônibus lotado”, comentou.




Marisol relatou na audiência que viu um senhor acenando para o ônibus parar e o motorista não parou. “Coloquei o senhor no meu carro e corri atrás do ônibus. Quando alcancei, fiz sinal mas o motorista não parou. Isso é um absurdo. Trabalho no ambulatório de especialidades e muitos idosos perdem a consulta porque chegam atrasados. Falo para chegarem mais cedo, mas eles dizem que só se dormirem no ponto”, disse indignada.




A moradora Nilza Maurício reclama que os motoristas não são qualificados para a função. “Muitos maltratam os idosos e deficientes cadeirantes. Já presenciei várias vezes. Além disso, não respeitam a velocidade e regras de trânsito. Há muito tempo um ônibus não conseguiu parar a tempo porque estava em alta velocidade e um adolescente morreu atropelado no bairro Jardim Fantinati”, contou.




Maria dos Reis Santos também reclama do novo sistema de trabalho da empresa, no qual o motorista acumula dupla função e atua como cobrador. “Hoje temos um motorista que cobra e dependendo da nota que entregamos eles são mal educados e pedem para esperar. Esperamos em pé perto da porta mesmo quando está lotado porque ele não quer cobrar. Às vezes nem esperam todos entrarem e arrancam com o veículo”, comentou.




A CEI do Transporte foi proposta para que o contrato entre a empresa Ouro Verde/Rápido Luxo Campinas fosse investigado e se for constatado o descumprimento, o Ministério Público e a prefeitura de Sumaré serão informados.




O presidente da Comissão, vereador Ronaldo Mendes (PSDB) criticou o novo sistema que prevê a extinção gradativa do cobrador e declaro oficialmente a convocação do proprietário da empresa para prestar esclarecimentos na Câmara Municipal dia 07 (sete) de dezembro às 18 horas, bem como o gerente e o presidente do sindicato dos condutores de Americana e região.




O vereador Hélio Silva (PPS) disse que a CEI vai relatar tudo o que foi dito nas reuniões. O vereador Rubens Champam (PSDB) é o relator da Comissão e lembrou da importância de todos os relatos que farão parte do relatório final e serão encaminhados ao Ministério Público.




“Estamos vendo as necessidades da população em relação ao transporte público. Do atendimento ao idoso. Do atendimento ao cadeirante. Do itinerário. Da frota. E de tudo o mais. O nosso objetivo é fazer com que se cumpra o contrato. Estamos fazendo nosso trabalho”, disse.




Ronaldo agradeceu a presença maciça da população na última audiência pública da CEI do Transporte e a mais lotada. “Esta CEI vai até o fim. A princípio não queremos tirar ninguém. Queremos humanidade e, principalmente, não estamos pedindo nada de graça porque a população de Sumaré está pagando. Queremos um serviço digno e correto conforme prevê o contrato”, finalizou.




A CEI foi instalada oficialmente no dia 24 de março de 2017 e é formada pelo vereador Ronaldo Mendes (PSDB) como presidente, Rubens Champam (PSDB) como relator e os membros Hélio Silva (PPS), Dr. Sérgio Rosa (PDT) e Edgardo Cabral (PRB).




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login