Seja bem vindo
Santa Bárbara,24/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Novembro Azul: 123 homens participam de mutirão de consultas em NO


Novembro Azul: 123 homens participam de mutirão de consultas em NO Mutirão Novembro Azul em Nova Odessa

 


Cento e vinte e três homens participaram na manhã do último sábado do mutirão do Novembro Azul, quando urologistas e uma equipe de profissionais realizaram consultas e orientações sobre o câncer de próstata. Deste número, 80% dos pacientes foram encaminhados para exames complementares e continuarão sendo acompanhados pelos profissionais da Secretaria de Saúde. A ação aconteceu no Ambulatório de Especialidades ao lado do Hospital e Maternidade Municipal Dr. Acílio Carreon Garcia.


 


“Esperávamos receber cerca de 200 pacientes para o mutirão. O nosso atendimento ficou um pouco abaixo, o que comprova o preconceito que infelizmente ainda existe em relação a este assunto”, afirmou o secretário de Saúde, Vanderlei Cocato. “A prevenção ao câncer de próstata é fundamental e convido os homens que se encaixam no perfil para que agendem sua consulta e falem com o médico especialista”, disse.


 


O secretário frisou que o câncer de próstata tem cura quando detectado precocemente. “Além do exame clínico, ao passar pelo especialista, o paciente tem a oportunidade de saber como está sua saúde, tirar dúvidas. A campanha é intensificada no mês de novembro, mas nossos profissionais estão a postos durante todo o ano, prontos para atender a população”, frisou.


 


Dados da Secretaria de Saúde apontam que 80% dos pacientes atendidos no mutirão do último sábado realizarão exames complementares, entre eles o PSA, exame de sangue usado para o diagnóstico da doença. “São pacientes que precisam de uma avaliação mais completa. No dia do mutirão, eles já saíram do Ambulatório com o encaminhamento em mãos e realizarão os exames nas próximas semanas”, explicou o secretário.


 


Segundo ele, os resultados serão encaminhados ao hospital e avaliados pelo médico. “Os pacientes que tiverem alguma alteração detectada serão contatados pela Secretaria de Saúde para que passem em nova consulta com o especialista”, afirmou.


 


Devem fazer anualmente exames de prevenção ao câncer de próstata homens a partir de 50 anos ou com mais de 40 anos que tenham histórico da doença na família.  O câncer de próstata é o tumor mais frequente entre os homens e tem cura se detectado em seu estágio inicial. A doença pode demorar a se manifestar, exigindo exames preventivos constantes.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login