Seja bem vindo
Santa Bárbara,16/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Saúde de Nova Odessa realiza testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatite C neste sábado


Saúde de Nova Odessa realiza testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatite C neste sábado UBS do Jardim Alvorada

 


 


Ação acontece das 8h às 11h na UBS do Jardim Alvorada


 


Nova Odessa realiza neste sábado, dia 02, a Campanha Fique Sabendo, que tem como objetivo incentivar a realização de testes para detectar HIV, sífilis e hepatite C para o diagnóstico precoce das infecções. A ação, realizada pela Secretaria de Saúde através da Vigilância Epidemiológica, acontece das 8h às 11h na UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Alvorada.


 


“Iniciamos no dia 1º o ‘Dezembro Vermelho’, que é um mês todo dedicado à conscientização e prevenção à Aids e no sábado teremos uma ação especial com os testes rápidos para detecção do HIV e também da sífilis e hepatite C”, explicou o secretário de Saúde, Vanderlei Cocato.


 


Responsável pelo setor de Vigilância Epidemiológica, a enfermeira Paula Mestriner explicou que pacientes que forem diagnosticados com HIV já serão encaminhados para atendimento com o infectologista do município. “Já para os exames de sífilis e hepatite C, será feito o encaminhamento para exames laboratoriais complementares antes da consulta com o médico”, explicou.


 


Além dos exames, será feito um trabalho de acolhimento dos pacientes, com orientações sobre as formas de transmissão da doença, os sintomas, período de incubação e outras informações importantes. “É importantíssimo que as pessoas conheçam sua condição sorológica para o controle e diminuição das infecções sexualmente transmissíveis”, afirmou Paula.


 


Cocato frisou que pessoas que tiverem interesse em realizar o teste ou que tenham sofrido alguma exposição que possa ter levado à contaminação devem comparecer à UBS e realizar o exame. “É mais uma importante ação de conscientização e prevenção. O diagnóstico precoce tem grande impacto no tratamento destas doenças. Nosso objetivo é promover o acesso ao teste e ampliar o número de pessoas que conheçam seu status sorológico, o que é essencial para o combate à doença”, afirmou.


 


VOCÊ SABIA? - A Aids é transmitida pelo vírus HIV através do sexo (vaginal, anal ou oral) sem o uso de preservativo, uso da mesma seringa ou agulha contaminada por mais de uma pessoa, transfusão de sangue contaminado, instrumentos que furam ou cortam, não esterilizados e ainda da mãe infectada para o filho durante a gestação, parto ou amamentação.


 


Para evitar a doença, basta usar camisinha em todas as relações sexuais e não compartilhar seringa, agulha e outro objeto cortante com outras pessoas. O preservativo (tanto feminino quanto masculino) está disponível gratuitamente na rede pública de saúde.


 


Já a sífilis é uma doença infectocontagiosa, sexualmente transmissível. Ela também pode ser transmitida da mãe para o feto e, se não for tratada precocemente, pode comprometer vários órgãos, causando problemas físicos e mentais na criança. O uso de preservativos durante as relações sexuais é a maneira de prevenir a doença.


 


A hepatite C é uma doença viral que leva à inflamação do fígado e raramente desperta sintomas. Este é um dos três tipos mais comuns de hepatite e é considerado o pior deles. A doença é causada pelo vírus C e sua transmissão ocorre por meio do contato com sangue contaminado, seja por transfusão de sangue, acidentes com material contaminado e por meio de drogas injetáveis. Há ainda a transmissão de mãe para filho no momento do parto, no entanto, este tipo de contaminação é mais raro.


 


Não usar drogas ilícitas, ser cauteloso com piercings e tatuagens, utilizar materiais esterilizados na manicure e usar preservativos durante a relação sexual são algumas formas de prevenção.


 


 





COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login