Lançamento do Instituto Cultural Monsenhor Nazareno Magi ocorre nesta quarta

Por Roberto 04/12/2017 - 19:08 hs

Lançamento do Instituto Cultural Monsenhor Nazareno Magi ocorre nesta quarta
Fundadores do Instituto Cultural Monsenhor Nazareno Magi (Imagem Divulgação)
Entidade busca manter legado de monsenhor Magi, apoiar a cultura e defender o patrimônio histórico do município

 
Nesta quarta-feira (06/12), às 20h, ocorre o lançamento do Instituto Cultural Monsenhor Nazareno Magi, entidade civil sem fins lucrativos criada por pesquisadores, simpatizantes e entusiastas do tema e membros do Coro Santo Antônio.

 
O evento será promovido na Câmara Municipal de Americana e tem como objetivo dar visibilidade ao Instituto, que trabalha para manter a memória e o legado de monsenhor Nazareno Magi (1912 – 1972), personagem histórico da cidade de Americana.

 
De acordo com o presidente do Instituto, o produtor audiovisual e fotógrafo, José Eduardo Milani, a entidade também busca trabalhar a cultura de modo geral, especialmente, nas áreas de música e teatro, que receberam atenção especial por parte de monsenhor Magi. “O Instituto deverá ser ainda um grupo pró-defesa do patrimônio histórico da cidade de Americana como um todo”, ressaltou.

 
Milani explicou que a entidade é formada por pessoas de variadas idades e profissões, como professores de arte, historiadores, profissionais de comunicação, artistas, entre outros. “O tradicional Coro Santo Antônio, criado por monsenhor Magi em 1949,  também faz parte oficialmente do Instituto. O Coral está prestes a completar 70 anos de atuação ininterrupta, o que merece nossa atenção”.

 
O lançamento terá início às 20h no plenário da Câmara e deverá contar, ainda, com a presença de familiares de monsenhor Magi. Também será exibido um breve vídeo biográfico do monsenhor, além do que o Coro Santo Antônio se apresentará. “Inclusive, será executada uma composição inédita, de autoria do compositor americanense Antonio Carlos Carvalho”.

SERVIÇO
Lançamento do Instituto Cultural Monsenhor Nazareno Magi
Quarta-feira (06/12), às 20h
Câmara Municipal de Americana
Praça Divino Salvador, 5 - Girassol, Americana – SP
 
 
O INSTITUTO

 
O INSTITUTO CULTURAL MONSENHOR NAZARENO MAGI é uma Associação Civil, sem fins lucrativos, com personalidade jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob nº 28.081.674/0001-87.
 
Fundado em 22 de abril de 2017, o Instituto tem por finalidade a manutenção da memória e do legado histórico e cultural de monsenhor Nazareno Magi, personagem histórico da cidade de Americana, e a preservação da memória e história em geral do município, garantindo a manutenção desse legado e memória às gerações futuras.

 
Compõem o atual quadro de associados do Instituto pessoas de vários segmentos da sociedade, idade, profissão, etc. tais como professores, agentes culturais, historiadores, pessoas que conviveram com monsenhor Magi e entusiastas em geral do tema; inclui-se nesse rol ainda o tradicional Coral Santo Antônio de Americana.

 
O Instituto não possui vínculo, de qualquer natureza, com paróquias católicas ou qualquer entidade religiosa ou civil. Trata-se de grupo autônomo mantido por pessoas em caráter estritamente voluntário, surgido do sentimento e da necessidade de se guardar a memória e o legado histórico de um grande personagem da nossa história local, além do intuito de se realizar trabalhos culturais e sociais diversos em nossa sociedade.