Seja bem vindo
Santa Bárbara,24/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Americana realiza 3ª Conferência Municipal de Políticas Públicas de Juventude


Americana realiza 3ª Conferência Municipal de Políticas Públicas de Juventude Participantes da Conferência de Políticas Públicas para a Juventude

 


Aproximadamente 160 pessoas participaram no sábado (2) da 3ª Conferência Municipal de Políticas Públicas de Juventude de Americana. Jovens, especialistas em políticas públicas, lideranças da sociedade civil e representantes dos governos municipal e federal estiveram reunidos para debater as metas que devem compor o Plano Municipal da Juventude de Americana (PMJA). O evento foi promovido pelo Conselho Municipal da Juventude (CMJ) e a Unidade de Juventude da Prefeitura Municipal de Americana, convocado pelo decreto municipal nº 11.850, de 17 de novembro de 2017.


 


O objetivo da conferência foi reunir todas as informações levantadas em pesquisas e fóruns sobre a juventude americanense, ao longo dos últimos anos, e eleger uma comissão de redação e constitucionalidade para o PMJA. Segundo o presidente do Conselho da Juventude, Bruno Santos, o evento foi apenas uma das etapas da construção do PMJA, já que o Conselho tem levantado uma série de demandas junto à população de 15 a 29 anos. “Mais de três mil jovens puderam apontar as necessidades de melhorias em seus bairros e, neste processo, estamos contemplando as discussões em torno de políticas públicas promovidas durante esta conferência, no Fórum da Juventude da Universidade Salesiana, além de toda a legislação pertinente à proteção e efetivação de direitos dessa população”, pontuou Santos.


 


Durante a Conferência, os onze eixos temáticos estabelecidos pelo Estatuto Nacional da Juventude foram discutidos, como saúde, diversidade, esporte e segurança pública. O subsecretário de Juventude, Juliano Astolfi, ressaltou a importância deste debate para o avanço das políticas públicas voltadas para os jovens de Americana. “Apenas ouvindo os jovens poderemos avançar efetivamente no atendimento das suas demandas e necessidades. Essa conferência e todo o levantamento que fizemos antes foram fundamentais para buscarmos as melhorias necessárias para este público e, consequentemente, para toda a população americanense”, afirmou.


 


O presidente do Conselho Nacional da Juventude, Anderson Neto, e o representante da Secretaria Nacional da Juventude, Bruno Almeida, estiveram presentes no evento e destacaram que Americana está um passo à frente na elaboração de um plano de políticas públicas para a juventude. “O Brasil ainda não tem um plano nacional de juventude, estamos observando a experiência de Americana e, certamente, consideraremos esse processo local nos debates nacionais”, destacou Neto.


 


Também estiveram presentes no evento os vereadores Rafael Macris, Professor Padre Sérgio e Thiago Brochi, o promotor de Justiça Sérgio Buonamici, o representante da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Adriano Gasparini, o subsecretário de cultura Valtecir de Moura, o subsecretário de Esportes, Abimael Valadares, o presidente do Conselho de Cultura, Denis Carvalho, o presidente do PV Jovem, Matheus Pereira, o representante da Juventude do PMDB, Omar Najar Neto, a representante da Secretaria Municipal de Saúde, Lea Amabile, os representantes do Serviço de Orientação Multidisciplinar de Americana, Maria Conte e João Tavares, o representante do Centro de Capacitação Profissional do Adolescente, Lucas Leoncine, além de representantes dos deputados Cauê Macris, Francisco Sardelli e Vanderlei Macris.


 




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login