Seja bem vindo
Santa Bárbara,19/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Com o dia mais longo do ano, Verão chega nesta quinta-feira


Com o dia mais longo do ano, Verão chega nesta quinta-feira Posição da Terra no espaço durante o Solstício de Verão no Hemisfério Sul.



 


O Solstício, ou entrada do Verão, irá começar oficialmente às 13h28 desta quinta-feira, dia 21. No outro hemisfério da Terra os habitantes estarão vivenciando o início do Inverno. Isso nada tem a ver com a proximidade da Terra ao Sol, como muitos imaginam (apesar que, de fato, a Terra ora se aproxima do Sol, ora se afasta).


 


O fenômeno das estações do ano acontece em razão da inclinação do eixo de rotação da Terra de 23° 27’ em relação ao plano de sua órbita, que faz com que, nesta época do ano, os raios solares incidam mais sobre o nosso hemisfério e menos sobre o hemisfério Norte. A partir desta quinta-feira, que traz o dia mais longo do ano – do nascer ao pôr do Sol serão 13h35min de claridade – gradativamente os dias se tornarão mais curtos e consequentemente as noites mais longas.


 


Em 20 de Março de 2018, às 13h15, por ocasião do Equinócio de Outono, a duração dos dias e das noites se igualará.




A estação do Verão irá durar precisos 88 dias, 23 horas e 42 minutos. Em nossa região o Sol nascerá nesta quinta-feira às 06h17min, e se porá às 19h52min. A passagem meridiana ocorrerá às 13h04min.




Para aqueles que acreditam em astrologia e querem conferir se o seu signo está correto, saiba que no dia 21 o Sol estará na constelação de Sagitário. No dia 20 de janeiro de 2018, o Sol entra na constelação do Capricórnio e fica por lá até o dia 17 de fevereiro, quando vai para a Constelação de Aquário.




O fenômeno das estações do ano pode ser conferido em nossas próprias residências. É só observar que durante o ano o astro-rei ilumina de forma diferente o nosso lar, uma vez que ele faz caminhos diferentes no céu. É somente por ocasião dos Equinócios – entrada do Outono e da Primavera – que o Sol nasce exatamente a Leste e se põe exatamente a Oeste.




A chegada do Verão traz noites propícias à observação dos astros. Nesta época pontificam belas constelações como o gigante guerreiro Órion, o Touro, os Cães Maior e Menor, a estrela mais brilhante do céu, Sírius, entre outras.


 


CURIOSIDADE




Interessante notar que nesta quinta-feira por volta das 13h04 o Sol estará praticamente “a pino”, e os objetos não projetarão sombra nesse horário. Isso acontece porque a luz solar estará incidindo exatamente sobre o Trópico de Capricórnio, que passa próximo a Atibaia em uma linha que inclusive é mostrada em uma placa existente às margens da rodovia D. Pedro. Como Americana, na latitude de -22º 44’ está próxima à do Trópico de Capricórnio, 23º, não haverá sombra projetada no chão às 13h04 do dia 21!


 


EM AMERICANA




O OMA (Observatório Municipal de Americana), órgão da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura, é aberto à visitação pública todas as sextas-feiras, das 19h às 22h, desde que haja boas condições atmosféricas. Por conta do horário de Verão, as observações se iniciam apenas após as 20h, quando o céu escurece.




Recém instalado na cúpula do OMA, o telescópio refletor Cassegrain, de 14 polegadas de diâmetro, um dos maiores da região, tem atraído a atenção dos visitantes.




Sessões de vídeos de Astronomia e Astronáutica e bate-papo astronômico ajudam a cumprir uma ampla programação.




A entrada é franca e o acesso se dá pelo portão principal do Jardim Botânico. Mais informações podem ser obtidas pelo fone (19) 3407.2985.


 


Autor: Carlos H. A. Andrade – SECTUR/OMA


 




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login