Seja bem vindo
Santa Bárbara,26/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Férias: Secretaria de Saúde de Nova Odessa dá dicas sobre cuidados com crianças


Férias: Secretaria de Saúde de Nova Odessa dá dicas sobre cuidados com crianças Orientações importantes para evitar acidentes com crianças nas férias

Administração também alerta para ações contínuas para combater a dengue


 


Mais um final de ano chegou e as crianças já estão curtindo as tão esperadas férias. Com energia sobrando, tudo vira opção para a diversão. No entanto, é preciso redobrar a atenção para evitar que a brincadeira se transforme em dor de cabeça. Além dos cuidados com os acidentes domésticos – que geram um aumento de aproximadamente 50% no atendimento no hospital nesta época do ano -, a Secretaria de Saúde de Nova Odessa alerta também para continuidade do combate ao mosquito Aedes aegypti, evitando, assim, doenças como dengue, zika vírus e chikungunya.


 


“Todos os anos temos um aumento significativo neste período de férias nos atendimentos relacionados a acidentes domésticos. Chegamos a ter 50% mais casos, a maioria com crianças e adolescentes envolvidos em alguma atividade em casa”, explicou o secretário de Saúde, Vanderlei Cocato. “As crianças são inocentes, não têm noção do perigo. O que para elas parece ser uma simples brincadeira pode ter consequências gravíssimas. Cabe, então, aos pais e responsáveis redobrarem a atenção para evitar uma ida indesejada ao pronto-socorro”, reforçou.


 


O enfermeiro André Roberto Barros afirma que quedas acidentais, uso de objetos perfurantes e cortantes, queimaduras, ingestão de medicamentos e produtos de limpeza e afogamentos estão entre os principais casos registrados neste período.


 


“É preciso também atenção especial com a higiene pessoal e dos alimentos. Os casos de intoxicação pelo consumo alimentos que não tiveram o cuidado adequado no momento do preparo também aumentam neste período”, afirmou, ressaltando ainda ser primordial ver se os alimentos estão devidamente higienizados, se foram conservados e preparados de forma correta.


 


Os medicamentos e produtos de limpeza também merecem atenção especial. “As crianças são muito curiosas e, um momento de descuido pode resultar no consumo de um produto de limpeza ou medicamento que estava ao seu alcance”, afirmou.


 


André destacou ainda os cuidados com queimaduras, não apenas por conta do contato com objetos quentes, mas também devido à exposição excessiva ao sol. “Praia e piscina são destinos muito procurados neste período. A exposição ao sol causa, além de problemas na pele, desidratação. É preciso investir no uso do protetor solar e sair ao sol apenas nos horários indicados, evitando assim problemas futuros como insolação e até mesmo o câncer de pele”, lembrou.


 


 


DENGUE – André lembrou também para o cuidado contínuo em relação ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. “O período de calor é propício para a reprodução do mosquito, que procura locais com água para botar os ovos. Peço que os moradores mantenham os cuidados com objetos deixados em seus quintais, evitando o acúmulo de entulhos que podem ser utilizados como criadouros”, alertou.


 









FIQUE ATENTO




Confira as orientações do enfermeiro André Roberto Barros, sobre como agir em casos de acidentes domésticos.


 


Ele destacou, no entanto, que a principal orientação é levar a vítima ao Hospital Municipal ou UBS mais próxima para que seja examinada e medicada. Além dos documentos pessoais, é importante levar a caderneta de vacinação da criança. Confira:


 


Queimaduras – além de queimaduras com água quente e ferro de passar roupas, é comum também nesta época do ano queimaduras devido à exposição indevida ao sol. A orientação é lavar o local apenas com água corrente. Pasta de dente, cremes, pó de café ou outros materiais não devem ser aplicados sobre o ferimento;


 


Cortes e outros ferimentos – lavar o local com água e sabão e tampar com pano limpo;


 


Afogamento – retirar a vítima do local, virar sua cabeça para o lado e iniciar massagem cardíaca. Acionar o 192 para envio de ambulância;


 


Queda – Em caso de suspeita de fraturas ou lesões, não mexer na vítima e acionar a Central de Ambulâncias através do 192. Em casos em que não se apresente fraturas, a criança deve ficar em observação de 12 a 24 horas. Caso a vítima desmaie ou vomite, encaminhar imediatamente para o Pronto socorro ou UBS mais próxima;


 


Ingestão de produtos de limpeza e medicamentos – Não dar nenhum alimento ou líquido para a criança e se dirigir imediatamente ao pronto socorro ou UBS mais próxima. É essencial levar o frasco do produto ou medicamento para que a equipe médica possa identificar o material ingerido e providenciar tratamento adequado;


 


Corpo estranho – É comum crianças enfiarem grãos e objetos nas narinas e ouvidos. Nestes casos, a orientação é para que o adulto não tente retirar o objeto, se dirigindo imediatamente ao Pronto socorro ou UBS para atendimento médico.



 




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login