Seja bem vindo
Santa Bárbara,29/03/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Em Nova Odessa, parceria já plantou 8 mil árvores em dois anos


Em Nova Odessa, parceria já plantou 8 mil árvores em dois anos Plantio no Jardim Capuava

 


A Secretaria de Meio Ambiente e o GAA (Grupo Amigos das Árvores) têm como meta 30 mil mudas


 


Iniciado em 2015, o projeto do GAA (Grupo dos Amigos das Árvores) está atuando em parceria com a Prefeitura de Nova Odessa. Ao final desde ano, a iniciativa alcançou a marca de 8 mil mudas de árvores nativas e frutíferas plantadas, em ações que recuperaram diversas áreas públicas. A meta do projeto, que envolve ainda as Secretarias de Meio Ambiente e Educação, é de plantar 30 mil mudas.




O GAA é formado pelas empresas Profil Indústria e Comércio de Fios, Ortofil/Ortobom Indústria e Comércio e Serviços, KSPG Automotive do Brasil e Daune Travesseiros de Penas Ltda, e conta com assessoria técnica de Harri Lorenzi, do Instituto Plantarum, e de Carlos Pitoli, da Natuflora, responsáveis pela orientação de escolha de mudas e procedimentos.




“É uma iniciativa importante dos empresários, dispostos a unir forças para ampliar a cobertura vegetal no município”, destaca o secretário-adjunto de Educação, Nicola Achile Fosco. “As ações que envolvem a comunidade escolar são de extrema importância, porque assim ajudamos a construir cidadãos de bem. Uma pessoa com consciência ambiental desde criança não prejudica a natureza”, ressalta.




Também parceira na iniciativa, a Prefeitura é responsável pela disseminação do projeto junto às crianças e também acompanha e orienta os plantios. “O trabalho está sendo bem feito”, avalia o secretário do GAA, Rui Antônio Procópio. “Através da Secretaria de Meio Ambiente, a Prefeitura prepara e disponibiliza os locais, para os empresários continuar adquirindo as mudas”, acrescenta.




O diferencial da iniciativa pioneira do GAA em Nova Odessa é que, além dos conhecimentos teóricos sobre plantio e preservação do meio ambiente, as crianças são incentivadas desde cedo a cuidar da natureza, já que recebem uma muda de árvore nativa ou frutífera – da espécie que quiserem – para plantar em sua casa ou no local que desejarem.




Idealizador do projeto, o empresário Breno de La Rue lembra que as crianças participantes têm a oportunidade de acompanhar o crescimento das mudas. \"Além de poder receber para levar para suas casas, elas também participam de plantios na escola ou outros locais. E como ainda ficarão alguns anos na escola, poderão ver suas árvores crescer e saborear os frutos que darão\", disse.




Diretora de Meio Ambiente, Fernanda Dagrela cita a relevância da parceria. “Esse trabalho em conjunto com o grupo de empresários é de grande importância para o município”, destaca. Este ano, a Secretaria de Meio Ambiente também realizou o plantio de aproximadamente 3 mil mudas de árvores, em ações paralelas à iniciativa com o GAA, recuperando áreas públicas e protegendo as represas de abastecimento.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login