Seja bem vindo
Santa Bárbara,24/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Programas sociais abrangem um total de 2.779 famílias em Nova Odessa


Programas sociais abrangem um total de 2.779 famílias em Nova Odessa Fachada da Diretoria de Promoção Social de Nova Odessa



A Diretoria de Gestão Social e Cidadania, através do CadÚnico, intermedia a liberação de benefícios



Através da Diretoria de Gestão Social e Cidadania, a Prefeitura de Nova Odessa tem cadastradas 2.779 famílias da cidade que podem receber benefícios de programas sociais do Governo Federal. Este é o número de inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), incluindo 846 beneficiários do mais conhecido dos programas, o Bolsa-Família, segundo dados oficiais de dezembro de 2017.




O programa tem condicionalidades, como as famílias manterem os filhos na escola com frequência mínima de 85% – informada a cada dois meses – e acompanhar as condições de saúde dos beneficiários: verificação das cadernetas de vacinação, pesagem, avaliação da saúde das crianças de zero a sete anos e das mulheres entre 14 e 44 anos, as condições de saúde das gestantes e aleitamento materno.




“O CadÚnico abrange todos os programas federais. De quem já recebe e também quem pleiteia”, explica Shirley Barbosa, gestora do CadÚnico e do Bolsa Família no Município. Além do Bolsa Família, existem programas como a Tarifa Social (Baixa Renda), de desconto na conta de energia elétrica, e a Carteira do Idoso, que permite viajar de graça entre Estados as pessoas acima de 60 anos sem renda comprovada.




Há também o programa que prevê contribuição menor de INSS para os ‘donos’ ou ‘donas de casa’, assim como o Sistac (Sistema de Isenção de Taxa de Concurso Público), o ID Jovem, para pessoas entre 15 e 29 anos, pagando meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos. Além do “Minha Casa, Minha Vida”, de moradias populares, e o BPC (Benefício da Prestação Continuada) Idoso e Deficiente.




TV Digital


 


Um benefício recente para inscritos em programas sociais do Governo Federal é a retirada gratuita de kits de TV Digital, incluindo antena, conversor que emite sinal digital e o controle remoto. O equipamento é disponibilizado tendo em vista o desligamento do sinal analógico programado para ocorrer em Nova Odessa e outros 84 municípios da região no próximo dia 17 de janeiro.




Até agora mais de 2.100 kits foram retirados em Nova Odessa, dentre 3.217 possíveis beneficiários. O agendamento para retirada dos kits nas agências dos Correios é proporcionado através de contato com a Seja Digital, uma organização não-governamental e sem fins lucrativos criada para operacionalizar a migração do sinal analógico para o digital nos canais de TV aberta.




Quem tem direito ao kit gratuito pode acessar o site sejadigital.com.br/kit, ou ligar gratuitamente para o número 147, tendo em mãos o NIS (Número de Identificação Social). Com isso, agenda o dia e horário para retirar os itens. Mas mesmo quem não tem direito pode preencher formulário, para receber a informação necessária sobre como preparar a residência para receber o sinal digital de TV.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login