Consertão homenageia música caipira com concerto em Piracicaba

Por Roberto 11/01/2018 - 12:36 hs

Consertão homenageia música caipira com concerto em Piracicaba
Orquestra Sinfônica de Piracicaba

 

Piracicaba será a primeira cidade a receber o projeto no dia 19 de janeiro

 

No primeiro semestre de 2018, o projeto ConSertão homenageará grandes compositores da música caipira em concertos ao ar livre e gratuitos por cidades do interior paulista, sendo Piracicaba a primeira cidade contemplada, no dia 19 de janeiro (sexta-feira), às 18h, na Esalq/USP. Os artistas Cláudio Lacerda, Neymar Dias e Lula Barbosa; e a Orquestra Sinfônica de Piracicaba são os protagonistas do projeto.

 

O projeto ConSertão foi concebido por Cláudio Lacerda, renomado cantor da música campesina e Diretor da Cantoria Produções Artísticas.  Segundo Cláudio, “o objetivo é elevar a música caipira a um patamar que ela merece, valorizando a cultura do campo. Isso é uma bandeira para mim! O repertório é formado por clássicos do gênero, canções que ajudaram a moldar a identidade cultural do interior de São Paulo e Estados vizinhos, região conhecida como Paulistânia”.

 

A música caipira do interior do estado de São Paulo sempre narrou belos cenários campesinos, a vida simples de seu povo, romances impossíveis, as dificuldades passadas por seus heróis quando persistiam na árdua vida do campo, ou quando tentavam a sorte nas cidades. Com fortes raízes, esta música germinou uma estética própria, consoante com os modos de vida e de pensar do interior do país. Retomar seu curso é compor, em melodias e versos, um painel da nossa cultura rural.

 

A maioria dos compositores homenageados no espetáculo são de São Paulo, estado onde se originou uma parcela de fundamental importância dos compositores e intérpretes do gênero. Alguns dos homenageados serão Teddy Vieira, Raul Torres, João Pacífico, Dino Franco, Tião Carreiro, Zé Fortuna, Serrinha, Palmeira, Renato Teixeira, Adauto Santos, Angelino de Oliveira, Rolando Boldrin e Elpídio dos Santos.

 

O projeto se juntará à Orquestra Sinfônica de Piracicaba (OSP), conjunto de música erudita com maior tempo em atividade no país, com 117 anos de trajetória, para levar ao público uma experiência com diferentes linguagens artísticas, em espaços públicos e ao ar livre, sem as barreiras que um local fechado muitas vezes impõe. “Nascida em uma cidade que preserva os laços com a cultura caipira, a Orquestra Sinfônica de Piracicaba sempre prezou, em toda a sua história, pela aproximação de diferentes públicos. Tanto é que, desde 2015, a qualidade de seu trabalho repercute em todo o país. A música clássica caminha, cada vez mais, para a descentralização, e não será diferente no projeto ConSertão, que celebra a junção dos estilos erudito e sertanejo raiz”, conta o Maestro Jamil Maluf, diretor artístico e regente titular da OSP. Os ConSertões serão regidos pelo Maestro Luís Fernando Fischer Dutra.

 

Os arranjos foram produzidos pelo músico Neymar Dias, que assina a direção musical e também será o solista em todas as apresentações, empunhando um dos principais personagens da cultura do interior, a viola caipira.

 

Cláudio Lacerda conta: “acho que todo cantor sonha em ser acompanhado por uma Orquestra. Eu sonho! Em 2010 formatei o projeto ‘Moda Sinfônica’ com o Quarteto de Cordas Mafra. Em maio de 2015, conversando com o Neymar Dias em uma boa mesa de bar, aumentei o tamanho do sonho e perguntei o que ele achava de um concerto com uma Orquestra, interpretando clássicos caipiras. Ele achou a ideia incrível e se ofereceu para escrever os arranjos. Na mesma hora o convidei para ser o solista na viola caipira. Quando falei o nome ConSertão, percebi que passamos a falar seriamente sobre o projeto. Lembrei do joseense Marcos Librantz, da Agência NTZ, especialista em projetos culturais, pois havia assistido a um curso com ele no Cultura e Mercado dias antes. Marcamos uma reunião, apresentei o projeto para ele e sua sócia Luciana Ciucci, e saí de lá com dois parceiros maravilhosos, que abraçaram a ideia e me ajudaram a realizar esse meu sonho!”.

 

Cláudio será ainda cantor nos espetáculos junto a Lula Barbosa e emprestarão suas vozes como intérpretes de belas canções dos compositores homenageados, como “Você Vai Gostar”, “Boiadeiro Errante”, “Cheiro de Relva” e “Cabocla Tereza”. “O Lula foi convidado por ser um grande cantor e por ter um compromisso enorme com a cultura dos povos. Ele já participou dos meus discos e tenho muito respeito por sua trajetória e conquista. É um artista maravilhoso!”, diz Lacerda.

 

A primeira cidade contemplada pelo projeto será Piracicaba, com apresentação no gramado em frente ao Edifício Central da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), unidade da USP em Piracicaba, instituição que ocupa o 5º lugar do mundo e o 1º da América Latina em Ciências Agrárias. A infraestrutura montada no gramado é viabilizada por meio da arrecadação de fundos realizada pelos formandos das turmas de 2017 para a solenidade de formatura, sendo este o 4º ano consecutivo que essa estrutura é utilizada para atividades culturais abertas ao público em geral.


Incentivadora de ações que visam oferecer à sociedade cultura, arte e entretenimento, a Raízen é patrocinadora do projeto. Débora Barros, coordenadora de relações externas da empresa, ressalta a importância da iniciativa: “O concerto une música caipira e erudita em uma programação para toda a família. A Raízen acredita que o desenvolvimento de cada indivíduo se dá em função das oportunidades de acesso à educação, cultura e esporte. Por essa razão, investimos na promoção de iniciativas que possam contribuir com isso”.

 

O CONSERTÃO é uma realização do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura e conta com o patrocínio da empresa Raízen. O projeto é gerido pela Cantoria Produções Artísticas e produzido pela Agência NTZ. Conta com a parceria da Orquestra Sinfônica de Piracicaba, Esalq, Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da SemacTur (Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo).

 

SERVIÇO

CONSERTÃO

Data: 19 de janeiro de 2018 (sexta-feira)

Horário: 18h

Local: Campus da Esalq (Avenida Pádua Dias, 11 - Agronomia, Piracicaba – SP)

ENTRADA GRATUITA E SOLIDÁRIA: O público poderá doar 1 kg de alimento não perecível no dia do evento, destinado ao Grupo Amor de Maria – Moradores de Rua, que promove o apoio social de pessoas em situação de rua em Piracicaba.

Classificação: Livre

Informações: facebook.com/consertao