Seja bem vindo
Santa Bárbara,26/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Jesus cobra explicações da Prefeitura sobre as longas filas para agendamento de consultas em UBS's


Jesus cobra explicações da Prefeitura sobre as longas filas para agendamento de consultas em UBS\'s Longa fila na UBS da Cidade Nova nesta terça-feira

Depois de ter recebido diversas reclamações de munícipes a respeito da demora e da dificuldade do agendamento de consultas em diferentes Unidades Básicas de Saúde do Município e de ter constatado, pessoalmente, longas filas na UBS Dr. Célio Faria, no Roberto Romano, e na UBS Dr. Hélio Furlan, no Cidade Nova, o vereador Valdenor de Jesus Gonçalves Fonseca, o Jesus Vendedor (DEM), protocolou, nesta quinta-feira (11), requerimento de informações à Prefeitura.




No documento, o parlamentar indaga como funciona o sistema de distribuição de senhas aos pacientes que tentam agendar consulta e se existe algum tipo de diferenciação por especialidade médica. Antes do questionamento, Jesus ressalta que, ao longo dessa semana, conversou com munícipes que aguardavam desde a madrugada para a retirada de senhas e que, já no fim da tarde, ainda não tinham conseguido agendar uma consulta. O vereador pergunta ainda qual é o horário de início e de término da distribuição dessas senhas para agendamento de consultas médicas e se todos os números são chamados.




Ainda no pedido de informações, Jesus pergunta o que acontece com o cidadão que retirou a senha, mas não conseguiu agendar consulta, indagando se esse paciente tem seu nome incluído numa espécie de pré-agendamento ou se precisa enfrentar longas filas novamente em uma outra data. O número de senhas distribuídas em uma UBS no dia de agendamento de consultas é outro questionamento do vereador, que tamém pergunta se existe um número já previsto de agendamento de consultas por especialidade ou se as senhas são distribuídas aleatoriamente até atingir a quantidade de consultas disponíveis.




O vereador também questiona a Prefeitura se existe alguma divulgação, no momento da distribuição das senhas, do número de cada munícipe nessa fila e da quantidade de consultas que serão agendadas em cada especialidade. Ele pergunta, ainda, o número de consultas agendadas no último dia 8 deste mês na UBS do Roberto Romano e no dia 9 na UBS do Cidade Nova. Além disso, Jesus também pede que a Prefeitura especifique a quantidade de consultas agendadas em cada especialidade médica.




Diante do colapso ocorrido nesta semana nessas duas unidades, ele pergunta se existe algum planejamento por parte da Prefeitura para alterar o sistema de agendamento e, em caso afirmativo, como será o novo modelo. Jesus também pede informações à Prefeitura a respeito da previsão para implantação do sistema de atendimento Zera Fila, já implantado no São Fernando, no Jardim Esmeralda e no Planalto do Sol II, também nas unidades do Roberto Romano e do Cidade Nova.




Por fim, o parlamentar pergunta havia alguma defasagem de funcionários nessas duas UBSs quando foram registradas as longas filas por atendimento, assim como se é feito algum tipo de remanejamento de servidores para atender à demanda nas unidades que promovem o agendamento.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login