Seja bem vindo
Santa Bárbara,19/03/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Projeto Consertão estreou em Piracicaba na última sexta-feira


Projeto Consertão estreou em Piracicaba na última sexta-feira Local das apresentações em Piracicaba

 


Outras 4 cidades do interior paulista receberão o projeto no primeiro semestre de 2018


 


Na noite da última sexta-feira (19/01), o projeto ConSertão foi lançado na cidade de Piracicaba, na Esalq/USP. Os artistas Cláudio LacerdaNeymar Dias e Lula Barbosa; e a Orquestra Sinfônica de Piracicaba, sob a regência de Luís Fernando Fischer Dutra, emocionaram e fizeram um espetáculo inesquecível para as cerca de 2.500 pessoas que prestigiaram o concerto em homenagem a grandes compositores da música caipira.


 


O projeto ConSertão foi concebido por Cláudio Lacerda, renomado cantor da música campesina e Diretor da Cantoria Produções Artísticas, e consiste em uma itinerância de concertos ao ar livre e gratuitos em homenagem a compositores da música caipira. Segundo Cláudio, o objetivo do projeto “é elevar a música caipira a um patamar que ela merece, valorizando a cultura do campo. Isso é uma bandeira para mim! O repertório é formado por clássicos do gênero, canções que ajudaram a moldar a identidade cultural do interior de São Paulo e Estados vizinhos, região conhecida como Paulistânia”.


 


A maioria dos compositores homenageados no projeto é de São Paulo, estado onde se originou uma parcela de fundamental importância dos compositores e intérpretes do gênero. São eles: Teddy Vieira(Boiadeiro Errante); Adauto Santos (Triste Berrante); Raul Torres e João Pacífico (Cabocla Tereza);Palmeira (Disco Voador); Dino Franco e Zé Fortuna (Cheiro de Relva); Belmonte e Goiá (Saudade da Minha Terra); Serrinha Athos Campos (Chitãozinho e Xororó); Elpídio dos Santos (Você Vai Gostar); Pedro de Sá Pereira Ary Machado (Chuá Chuá); Angelino de Oliveira (Tristezas de Jeca);Lourival dos Santos e Tião Carreiro (Chora Viola); Renato Teixeira (Romaria); e Rolando Boldrin(Vide Vida Marvada).


 


As músicas destes compositores ganharam arranjos inéditos produzidos pelo músico Neymar Dias, que também é diretor musical e solista de viola caipira no projeto. O público de Piracicaba foi o primeiro a ouvir as canções sob os arranjos de Neymar.


 


Orquestra Sinfônica de Piracicaba (OSP), conjunto de música erudita com maior tempo em atividade no país, com 117 anos de trajetória, participou da estreia do ConSertão em sua cidade sede e também acompanhará o projeto nas outras 4 cidades previstas.


 


“A estreia é sempre uma expectativa muito grande, e às vezes o nervosismo e a ansiedade podem atrapalhar um pouco, mas quando chegamos à Piracicaba e tivemos contato com o Maestro Luis Fisher Dutra e com os músicos da OSP, tanto eu como o Neymar ficamos muito tranquilos e bem amparados. A entrega foi total e estávamos todos bem preparados”, contou Cláudio Lacerda, que ainda elogiou o público piracicabano: “o público foi simplesmente maravilhoso! As pessoas cantaram, estavam todas atentas às falas que apresentavam as canções e seus compositores. Foi emocionante a maneira como eles nos acolheram! Piracicaba, que eu adoro tanto! A escolha para a estreia não poderia ter sido melhor!”.


 


O Maestro Luís Fernando Fischer Dutra, regente da OSP no ConSertão, conta como foi a sua experiência e do conjunto na estreia do projeto: “desde que fui convidado para ser o Maestro da OSP nos ConSertões, fiquei numa expectativa muito grande, pois seriam arranjos inéditos feitos por um amigo muito querido e grande músico. Além da presença do Neymar, autor destes arranjos, ainda estariam no palco dois grandes artistas que sempre admirei muito: Cláudio Lacerda e Lula Barbosa. Chegando as partituras, foi um ‘amor à primeira vista’, pois a orquestra não seria um mero ‘instrumento acompanhador’ e sim, um coadjuvante importante na execução destas lindas músicas”.


 


Incentivadora de ações que visam oferecer à sociedade cultura, arte e entretenimento, a Raízen é patrocinadora do projeto. Débora Barros, coordenadora de relações externas da empresa, ressalta a importância da iniciativa: “O concerto une música caipira e erudita em uma programação para toda a família. A Raízen acredita que o desenvolvimento de cada indivíduo se dá em função das oportunidades de acesso à educação, cultura e esporte. Por essa razão, investimos na promoção de iniciativas que possam contribuir com isso”.


 


O CONSERTÃO é uma realização do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura e conta com o patrocínio da empresa Raízen. O projeto é gerido pela Cantoria Produções Artísticas e produzido pela Agência NTZ. Conta com a parceria da Orquestra Sinfônica de Piracicaba, e em sua estreia contou também com a parceria da Esalq/USP, Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da SemacTur (Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo), Unimed Piracicaba e Center Flat – Hotel e Eventos.


 


 


 




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login