Seja bem vindo
Santa Bárbara,23/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Parceria reaproveita 900 pneus por mês em Nova Odessa


Parceria reaproveita 900 pneus por mês em Nova Odessa Esteira com pneus triturados



Prefeitura e empresas fazem logística reversa com pneus levados à Garagem Municipal




Através de iniciativa da Prefeitura e parceria com oficinas mecânicas e borracharias, Nova Odessa tem recolhido e dado destinação ambientalmente correta a 900 pneus inservíveis, em média, por mês. Os itens são recolhidos no EcoPonto e levados até a Garagem Municipal, onde estabelecimentos comerciais também deixam pneus sem utilidade para que a entidade Reciclanip faça a remoção e triture para o adequado reaproveitamento. É a chamada “logística reversa”.




Há cerca de cinco anos o município tem implantado a iniciativa de adesão ao Programa de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis, que objetiva atender à Resolução nº 416, de 30 de setembro de 2009, do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente). A Reciclanip é uma entidade sem fins lucrativos criada pelos fabricantes de pneus Bridgestone, Continental, Dunlop, Goodyear, Michelin e Pirelli.




O foco é a coleta e destinação de pneus inservíveis no Brasil, com o transporte dos objetos sendo realizado para destinações homologadas pelo Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), sem custos para o município. Com certificado emitido pela Vigilância Municipal, empresas trazem os pneus até a Garagem, onde é feita a recolha e o transporte pela Reciclanip.




Diretora municipal de Meio Ambiente, Fernanda Dagrela destaca a importância do projeto. “Hoje praticamente não tem mais pneus descartados irregularmente pela cidade. Nós recolhemos tudo na Garagem e oficinas e borracharias também levam até lá”, descreve. “Diminuímos ainda a degradação ambiental, porque pneus demoram décadas para se decompor na natureza. Além disso, evitamos o acúmulo de água que pode servir de criadouros para o mosquito da dengue”, acrescenta.




No Brasil, uma das formas mais comuns de reaproveitamento dos pneus inservíveis é como combustível alternativo para as indústrias de cimento. Outro uso está na fabricação de solados de sapatos, borrachas de vedação, dutos pluviais, pisos para quadras poliesportivas e pisos industriais, além de tapetes para automóveis. Mais recentemente, na fabricação de manta asfáltica e asfalto-borracha, processo que tem sido acompanhado e aprovado pela indústria de pneumáticos.




Presidente do Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos), o prefeito de Nova Odessa, Benjamim Bill Vieira de Souza, frisa que a responsabilidade ‘pós-consumo’ deve fazer parte dos princípios das empresas. “É um conceito moderno de gestão empresarial, que envolve a responsabilidade pelo produtos que colocam no mercado”, explica. “E o poder público também participa, trazendo o cidadão para participar do processo que envolve o meio ambiente”, conclui.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login