Escola da Fundação Romi participa de evento no IFSP Campus Campinas
Ericka Vitta, diretora do Núcleo de Educação Integrada, participa de evento no Instituto Federal de São Paulo
A Coordenadoria Sociopedagógica do Câmpus Campinas do Instituto Federal de São Paulo promoveu, nos dias 1º e 2 de fevereiro, a programação do Planejamento Docente 2018. Entre as atividades da programação, a realização da conferência “As relações interpessoais e a aprendizagem humana”, proferida pela Diretora do Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi, Ericka Vitta. A diretora do NEI compartilhou sua experiência em processos educativos, dando ênfase em temas como aprendizagem ativa, aproximação afetiva, empatia, individualização da aprendizagem e educação integral.
Entre os pontos destacados pela educadora, a identificação das necessidades reais de cada turma, o fortalecimento das relações, a aproximação com o estudante e a empatia, como molas propulsoras para melhorar o processo ensino-aprendizagem e o rendimento acadêmico.
A relação aproximativa entre o Câmpus Campinas do Instituto Federal de São Paulo e o Núcleo de Educação Integrada iniciou no segundo semestre de 2017, quanto o NEI recebeu a ilustre visita do Pós-Doutor Pedro Augusto Pinheiro Fantinatti e de sua equipe, a Assistente Social do IFSP Campus Campinas, Eliane Ferreira dos Santos, a professora Cecília Pereira de Andrade, Docente de Matemática, e o graduando André Jonas da Silva, aluno de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. O objetivo da visita foi o intercâmbio de saberes acerca do método que a escola da Fundação Romi emprega e desenvolve suas atividades escolares: Problem-Based Learning.
Problem-Based Learning
O Aprendizado Baseado em Problemas (PBL) destaca o uso de um contexto para o aprendizado, promove o desenvolvimento da habilidade de trabalhar em grupo, e também, estimula o estudo individual de acordo com os interesses e o ritmo de cada estudante. O aprendizado passa a ser centrado no aluno, que sai do papel passivo para o de agente e principal responsável pelo seu aprendizado. Os educadores atuam como tutores (ou facilitadores) nos grupos e têm a oportunidade de conhecerem bem os estudantes e de manterem estreito contato com eles, durante todo o desafio.
“O aprendizado baseado na resolução de problemas, empregado no Núcleo de Educação Integrada por meio de desafios transversais, tem por essência a potencialização do processo de aprendizagem, o desenvolvimento da autonomia dos alunos e o estímulo às competências socioemocionais das crianças, adolescentes e jovens”, explica Ericka Vitta.
Sobre o NEI
O Núcleo de Educação Integrada é uma escola de Ensino Fundamental II cujo sistema de ensino, próprio e inovador, faz do aluno agente ativo de seu próprio conhecimento e formação para a vida. Sua proposta pedagógica atende as exigências curriculares previstas pelo Ministério da Educação e se amplia à medida que as áreas do conhecimento se integram e resignificam o saber. Através de uma metodologia problematizadora, os adolescentes são instigados à pesquisa e a resolução de desafios, favorecendo o desenvolvimento de competências socioemocionais necessárias aos desafios contemporâneos, à autonomia e às relações interpessoais. Av. Monte Castelo, 1095, Jd. Primavera - Santa Bárbara d\'Oeste, SP. (19) 3499-1555. www.fundacaoromi.org.br/nei. www.educacaoquetransforma.org.br
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