Adriano Alves assume a Diretoria de Habitação de Nova Odessa

Por Roberto 12/02/2018 - 19:40 hs

Adriano Alves assume a Diretoria de Habitação de Nova Odessa
Diretor de Habitação de NO, Adriano Alves

 

O novo diretor traz experiências, quer implantar política de ocupação urbana e combater déficit

 

A Diretoria de Habitação de Nova Odessa tem, desde a quinta-feira (8), um novo comandante: Adriano Lucas Alves, o Professor Adriano. O ex-vereador, que ocupava a secretaria-adjunta de Finanças e Planejamento, aceitou o convite do prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza para assumir como diretor de Habitação. O novo dirigente do setor traz experiências e quer implantar projetos para o município.


Formado com especialização em Matemática, Professor Adriano tem também MBA em Administração Pública e Gestão de Cidades. Na vida pública, teve dois mandatos de vereador, entre os anos de 2009 e 2016, incluindo a presidência da Câmara de Nova Odessa no biênio 2011/12 e do Parlamento Metropolitano da RMC. Ainda foi secretário municipal de Desenvolvimento Econômico.


“Me sinto honrado pelo convite do Prefeito Bill para assumir esse novo desafio”, ressalta o Professor Adriano. “Ainda estou me inteirando do funcionamento do setor, mas quero propor algumas coisas novas para breve”, adianta. A partir de agora, o diretor vai traçar as diretrizes da política habitacional do município, em conjunto com os demais setores da Administração Municipal e a necessidade popular.


Uma das primeiras ações do novo diretor é estudar as possibilidades de parcerias com os Governos Estadual e Federal, atendendo ao PLHIS (Plano Local de Habitação de Interesse Social). “Vou também analisar projetos em andamento e os que poderemos implantar no município”, explica. Segundo o Professor Adriano, com base nos dados atuais, é necessário mapear a demanda local por habitações.


“Pretendo analisar empreendimentos que são totalmente particulares e ver quais têm participação do poder público, com subsídios para moradias de interesse social”, acrescenta o diretor de Habitação. Professor Adriano quer reestruturar todo o setor, dando ênfase na política de ocupação dos ‘vazios urbanos’ e analisar o déficit habitacional novaodessense, separadamente, por faixa salarial.


Nos períodos em que atuou como vereador e depois à frente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, buscou os chamados ‘vetores de desenvolvimento’, inclusive alterando o zoneamento do município, de modo a não permitir a instalação de indústrias dentro de bairros e reservar áreas para casas populares. “Durante toda a minha vida pública busquei o crescimento ordenado e sustentável da cidade”, garante.


O novo diretor quer ainda melhorar a questão cadastral do departamento, para posteriormente ter os subsídios mais precisos sobre a demanda habitacional. Conforme explica o Professor Adriano, atualmente está em fase de inserção digital dos dados do recadastramento realizado no ano passado em Nova Odessa. “Com base nessas informações atualizadas vamos trabalhar a partir de agora”, completa.