Seja bem vindo
Santa Bárbara,19/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Campanha da Fraternidade 2018 aborda a Fraternidade para superar a violência


Campanha da Fraternidade 2018 aborda a Fraternidade para superar a violência Cartaz de Campanha da Fraternidade deste ano


 


CF traz o lema “Vós sois todos irmãos” (cf. Mt 23,8)




Tendo como tema “Fraternidade e superação da violência”, e lema “Vós sois todos irmãos” (cf. Mt 23,8), a Campanha da Fraternidade 2018 será lançada oficialmente na quarta-feira de Cinzas, 14 de fevereiro, às 10h, no auditório da sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília (DF).


 


Na Diocese de Piracicaba, o lançamento oficial da CF 2018 ocorrerá também no próximo dia 14, quando o bispo diocesano Dom Fernando Mason presidirá a missa das Cinzas, às 19h30, na Sé Catedral Santo Antônio, em Piracicaba.


 


Realizada anualmente pela CNBB, desde 1964, a Campanha da Fraternidade tem sempre como finalidade despertar os cristãos para reflexão de temas que norteiam a realidade social visando a busca do bem comum. Este ano o tema abordado pela CF é muito atual e faz parte do nosso dia a dia, pois convida a todos a refletir sobre a construção de uma sociedade mais fraterna, “promovendo a cultura da paz, da reconciliação e da justiça, à luz da Palavra de Deus, como caminho de superação da violência”, como salienta o texto-base da CF produzido pela CNBB.


 


Visando levar a cultura de paz e a superação da violência em todas as suas dimensões na diocese, a Equipe Diocesana da Campanha da Fraternidade realizou encontros de formação sobre a CF nas sete regiões pastorais diocese. “Todos os anos a equipe diocesana estuda os documentos produzidos pela CNBB sobre a Campanha da Fraternidade e promove a formação para os agentes de pastorais, a fim de que os mesmos sejam multiplicadores em suas paróquias, e assim toda a Igreja possa refletir sobre o seu papel na mudança social. Para nós, esse ano, o paradigma daquele que supera a violência é o Cristo Crucificado que perdoa os seus algozes”, explica o coordenador Diocesana de Pastoral, padre Kleber Fernandes Danelon.


 


Para os encontros, realizados no final de janeiro e início de fevereiro,  foi utilizado o método “ver”, “julgar” e “agir” do texto-base. Ao todo, os sete encontros contou com a participação de aproximadamente 1.200 pessoas, membros de diversas pastorais. “Este ano, a CF propõe superar a violência a partir de prática da justiça social e pequenas ações pessoais, familiares, comunitárias e sociais, assim promovemos a paz que tanto necessitamos e é sonho de Deus”, finaliza o sacerdote.


      


Os encontros estão sendo coordenados pela Equipe Diocesana da CF, formada pelo diácono Edgard Oliveira Batista e os leigos André Phillip Bertoletti, Ana Maria Carvalho, José Antonio Franco, Joelma Aparecida da Silva Monteiro, Cesar Augusto Borgi, Jairo Brunini e Luismar Honorato.


 


QUARESMA 


 


O tempo da Quaresma propõe conversão e reconciliação com Deus, com a Igreja e com todos os irmãos. É neste tempo oportuno que somos chamados a repensar nossa postura como cristãos e assim nos prepararmos para a Semana Santa e para a Ressurreição do Senhor Jesus. Este é o momento litúrgico mais significativo para os católicos.


 


A caminhada quaresmal começa nesta Quarta-feira de Cinzas e se encerra na véspera na Quinta-feira da Semana Santa. Este ano, a Semana Santa será celebrada de 25 de março a 1º de abril, tendo como ápice o Tríduo Pascal (Quinta, Sexta-feira Santa e Sábado) e a Ressurreição do Senhor Jesus na Vigília Pascal e no domingo de Páscoa.


 


 





COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login