Empresa de Nova Odessa produz roda exclusiva e de referência no Brasil

Por Roberto 14/02/2018 - 22:45 hs

Empresa de Nova Odessa produz roda exclusiva e de referência no Brasil
Fábrica de rodas de Nova Odessa


Volcano Wheels funciona desde 2017 no condomínio Empresarial Park Anhanguera


Um tipo de roda automotiva especial fabricada desde o ano passado em Nova Odessa já é referência nacional e tem a patente depositada. Trata-se de uma roda de duas peças, desmontável, para uso em carros esportivos e customizados. A empresa Volcano Wheels funciona no condomínio Empresarial Park Anhanguera e tem o acompanhamento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social.



“O núcleo e a borda desse modelo de roda são desmontáveis, com isso, é possível trocar o design”, explica o analista de marketing Michel Fernandes Campião. A fábrica funciona desde março do ano passado na cidade e a roda especial é feita a partir de outubro de 2017. A empresa fabrica tipos variados, do aro 15 para exportação e, entre os aros 17 a 22, para o mercado nacional.



A
matéria-prima da roda é o lingote de alumínio, que é derretido e passa por todos os processos de transformação. A Volcano Wheels fabrica aproximadamente 5 mil rodas por mês e funciona em dois barracões: um para a fundição, usinagem e rebarbação, e outro onde é feita pintura, acabamento final e estoque. “Somos a única fábrica com a patente depositada dessa roda especial no Brasil”, destaca o analista.



De acordo com Michel Campião, o item especial possui qualificação de testes em laboratórios homologados pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). “A empresa exporta muitas rodas e, nosso maior mercado para exportação é os países do Mercosul”, ressalta. Além disso, é fornecedora homologada pela montadora Renault, dos veículos do modelo Kwid, um dos mais novos. E também começou a fornecer roda de corrida para o campeonato Stock Light.



A roda customizada mistura elementos clássicos e modernos, inclusive tendo sido mencionada em reportagem veiculada no último dia 4 no programa Auto Esporte, da Rede Globo. O ex-piloto profissional Tarso Marques gravou em Las Vegas, nos Estados Unidos, e depois a produção veio até a fábrica novaodessense para registrar imagens do produto – https://globoplay.globo.com/v/6474688/programa.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Social de Nova Odessa, Elvis Ricardo Garcia, destaca a importância da vinda da fábrica. “É bacana ver uma empresa que se instalou aqui produzir um produto de referência”, enaltece. Conforme ele explica, a expansão do condomínio empresarial vai gerar ainda mais empregos e renda ao município. “Faz parte da nossa política de atração de empresas”, completa.