Seja bem vindo
Santa Bárbara,24/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Nova sede promove avanço na disseminação de conhecimento para profissionais da saúde


Nova sede promove avanço na disseminação de conhecimento para profissionais da saúde Fundação Roberto Rocha Brito

 


Curso gratuito de primeiros socorros oferecido para a comunidade comemora novas instalações






A Fundação Roberto Rocha Brito inaugura sua nova sede e Centro de Treinamento Dr. Irmo Huberto Morelli nesta terça-feira, dia 27, às 19h, com a presença de médicos do corpo clínico do Hospital Vera Cruz, autoridades, imprensa e convidados.




Com endereço na Rua Marechal Deodoro, 423, no Centro, o novo espaço, com 429,5m² e nove salas de diversos tamanhos para aulas teóricas, atividades práticas e palestras, a Fundação tem ampliada em 30% o oferecimento de vagas nos cursos, certificados pela American Heart Association. A AHA publica as diretrizes que estabelecem protocolos e produtos para realização dos primeiros socorros e Ressuscitação Cárdio Pulmonar (RCP) em todo o mundo, além de elaborar o material didático utilizado por profissionais de saúde em todo o planeta.




Para o Hospital Vera Cruz, mantenedor da Fundação, a conquista do novo prédio significa um avanço na disseminação do conhecimento para profissionais da saúde. “Mais de 30 mil pessoas entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas, fisioterapeutas e leigos da região de Campinas já receberam capacitação e atualização científica em 30 anos de existência da Fundação. E agora, com uma edificação específica para este fim, a expectativa é aumentar a oferta de cursos e beneficiar outras milhares de pessoas nos próximos anos”, projeta Dr. Frederico Magalhães, presidente da Fundação Roberto Rocha Brito. Ele salienta que o nome do Centro de Treinamento homenageia o Dr. Irmo Huberto Morelli, médico ortopedista e um dos fundadores do Hospital Vera Cruz.




Até 2017, a Fundação funcionava dentro do Hospital Vera Cruz, utilizando parte das instalações do complexo. A convivência dos colaboradores e profissionais de saúde das duas instituições não será afetada, pois o novo endereço fica distante poucos metros, com os endereços separados apenas pela Praça Luís de Camões. Anteriormente, o sobrado era usado pelo setor de fisioterapia do Vera Cruz, que antes ganhou novas e modernas instalações no bairro Nova Campinas.




Cursos gratuitos




Entre outros saberes, os cursos da Fundação Roberto Rocha Brito enfocam o correto atendimento de emergências cardiorrespiratórias, em adultos e crianças, condição essencial para aumentar as chances de sobrevivência das vítimas.




Com a novidade, a instituição também passará a oferecer cursos à distância, oferta possível em função da adequação dos equipamentos de som e vídeo no edifício próprio, com demonstração de treinamentos via internet e gravação das aulas.




Para comemorar a inauguração do novo espaço, a Fundação oferecerá gratuitamente em 13 de abril o curso completo de Primeiros Socorros, com carga horária de 7 horas, certificado pela American Heart Association, com 30 vagas. O valor, que não será cobrado na ocasião, é de R$ 350,00. As inscrições já estão abertas.




A Fundação promove periodicamente também curso gratuito para gestantes, no qual estão previstos a minimização de dúvidas e da ansiedade que surgem nesse período, além de orientar para o socorro de crianças vítimas de asfixia.




Tendo como base o apoio de equipes voluntárias multiprofissionais, a Fundação tem ainda programas de conscientização de ajuda ao próximo por meio de campanhas para arrecadar alimentos, agasalhos e brinquedos a fim de doar a instituições assistenciais.



 


Cursos ministrados


 


Suporte Básico de Vida (BLS):


Certificado pela AHA, fornece base para salvar vidas de uma parada cardiorrespiratória e toda a sequência de atendimento para ressuscitação cardiopulmonar.


 


Suporte Avançado de Vida Cardiovascular (ACLS)


 


Curso avançado para dinâmica da equipe e da comunicação, sistemas de atendimento e cuidados imediatos de parada pós-cardíaca. Também abrange gerenciamento de vias aéreas e a farmacologia relacionada. Direcionado a médicos e enfermeiros.


 


Suporte Avançado de Vida em Pediatria (PALS)


 


Curso avançado direcionado para o tratamento de emergências pediátricas. Destaca a importância da dinâmica da equipe e da comunicação, sistemas de atendimento e cuidados imediatos. Direcionado a médicos e enfermeiros.




Suporte Avançado de Vida em Traumatologia (ATLS)


 


Ministrado por instrutores credenciados do American College of Surgeons, aborda a dinâmica de avaliação, decisão e ação no atendimento de emergências de trauma em salas de emergência.


 


Primeiros Socorros com Ressuscitação Cardiopulmonar e utilização do Desfibrilador Externo Automático.


 


Ensina habilidades e noções básicas de primeiros socorros, atuação em emergências médicas; emergências por ferimentos; emergências relacionadas ao meio ambiente; paradas Cardiorrespiratórias (PCR) e utilização de desfibrilador externo automático (DEA).


 


Eletrocardiograma Básico e Farmacologia




Projetado para melhorar as habilidades de reconhecimento de eletrocardiograma (ECG) e conhecimento farmacológico para o tratamento de emergências cardiovasculares.




Suporte Avançado de Vida em Obstetrícia (ALSO)


 


Treina o atendimento de emergências obstétricas, seguindo protocolos internacionalmente estabelecidos pelo ALSO. Direcionado a profissionais de ginecologia e obstetrícia.


 


Reanimação Neonatal


 


Capacita enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, fisioterapeutas e outros profissionais de saúde para reanimação em recém-nascidos.


 


PICC – Cateter Central de Inserção Periférica


 


Capacita a inserir o dispositivo de acordo com competências técnicas e legais, conforme tecnologias disponíveis e conhecimento científico que seguem as boas práticas de procedimentos como manutenção e segurança do paciente.


 


EAD- Educação à distância


 


Educação à distância que dissemina os protocolos institucionais do Hospital Vera Cruz. Está em implantação os protocolos de Dor torácica e AVC.


 


Café da Manhã Científico


 


O Café da Manhã Científico faz parte do programa de educação continuada, sendo resultado de um anseio do Corpo Clínico do Hospital Vera Cruz em criar um mecanismo de atualização e reciclagem médica dirigida a todo Corpo Clínico, médicos residentes e equipe multiprofissional.




Reuniões científicas, Jornadas, Workshops e Simpósios:




Além dos cursos continuados, a Fundação apoia e organiza eventos científicos pontuais de atualização e capacitação.




Projeto Nascer




Compartilha conhecimentos por meio de palestras em quatro módulos, ministradas por médicos e profissionais das áreas de nutrição, enfermagem e fisioterapia. São abordados assuntos como aleitamento materno, alojamento conjunto, desenvolvimento da gestação, tipos de parto e dicas práticas para o dia a dia. Os encontros são gratuitos e ocorrem nas noites da 1ª e 2ª semana do mês, de segunda e quartas-feiras, às 19h. 


 



Mais informações: https://frrb.com.br




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login