Seja bem vindo
Santa Bárbara,29/03/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Sacola da leitura incentiva os alunos da rede estadual a lerem já no 1º ano


Sacola da leitura incentiva os alunos da rede estadual a lerem já no 1º ano Sacola da leitura incentiva alunos a ler

 


O contato com os livros ainda nos primeiros anos já mostra que com o passar do tempo leitores assíduos podem surgir




Na rede estadual paulista, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental são incentivados a ter o hábito da leitura desde o início das aulas. Cerca de 80% desses estudantes não são alfabetizados, mas só de terem contato com livros e serem estimulados pela professora, começam a demonstrar grande interesse pelo tema.




Na Escola Estadual Brasílio Machado, por exemplo, as duas salas de 1º ano costumam estar familiarizados com a leitura com pausas até meados de setembro, chegando a fluência no final do ano. Em 2017, os alunos passaram a ler mais de 2 livros por mês, segundo números levantados nas salas de leitura e classes da unidade de ensino.




Além dos trabalhos em sala de aula, projetos que incluem a família têm sido fundamentais para essa conquista. “Quando os pais se envolvem na leitura e na aprendizagem dos alunos, o interesse do aluno é maior, pois criasse um momento de afinidade em que as crianças percebem que por meio do livro é possível soltar ainda mais a imaginação”, ressaltou a diretora Simone Romano.




Para apoiar o projeto, a ONG Reviravolta entregou uma sacolinha personalizada para todos os pequenos em que eles levam os livros semanalmente e os devolvem assim que a leitura é concluída. Além da sacolinha, a parceira ainda promove rodas de mediação de leitura com voluntários da ONG.




Já na Escola Estadual Demosthenes Marques, os alunos também participam do projeto “Coruja da Leitura” que incentiva o envolvimento dos pais, acompanhando ou auxiliando-os na leitura. Cada sacola conta com um caderno de desenho, em que o aluno após ler o livro reconta as melhores partes por meio de desenhos ou pequenos textos.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login