Seja bem vindo
Santa Bárbara,19/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Grêmios estudantis trazem benefícios que vão além das salas de aula


Grêmios estudantis trazem benefícios que vão além das salas de aula Escola Gabriel de Oliveira em Santa Bárbara (Imagem Ilustrativa)

 


Enriquecimento do currículo profissional, desenvolvimento de habilidades sociais e de organização são alguns dos benefícios; eleições das novas gestões seguem até 10 de abril




Organização, protagonismo, liderança e capacidade de tomada de decisões são algumas das habilidades buscadas em estudantes que desejam fazer parte de um grêmio estudantil, mas se engana quem acha que não é possível adquiri-las durante o mandato. Além de desenvolver competências sociais, a participação também costuma render pontos extras no currículo profissional. Nas escolas da rede estadual, a campanha eleitoral e o pleito para eleger as novas gestões devem acontecer até o dia 10 abril. Atualmente, 92% das escolas da rede contam com Grêmios.




Parte do projeto Gestão Democrática, a vivência em grêmios estudantis ajuda os alunos a aprenderem a trabalhar em grupolidar com diferenças e até mesmo desenvolver habilidades de comunicação, além, é claro, de ajudar os alunos no protagonismo juvenil.


 


Para Alex Oliveira Aguiar, do 2º ano do Ensino Médio da E.E Pereira Barreto, na capital, ajudar a organizar os projetos do grêmio melhorou muito sua capacidade de comunicação. Além de tomar decisões com a coordenação e coletar opiniões junto aos outros alunos da unidade, ele precisou aprender a falar para o público. Alex ainda ressalta o seu avanço no conhecimento de economia.  “O cargo de tesoureiro foi um grande desafio para mim. Aprendi como trabalhar com finanças e a ter uma responsabilidade maior”, comenta.




Na EE Valois Scortecci, em Barretos, as estudantes Antonela Guerra e Ana Beatriz Nunes Rodrigues, secretárias do grêmio estudantil durante um ano, destacam principalmente o crescimento que tiveram na hora da tomada de decisões. Para elas, atuar em um projeto de gestão democrática também dá espaço para desenvolver competências úteis para a sala de aula enquanto exercem sua cidadania. “Como secretária, consegui não só melhorar nos meus aspectos de liderança, mas também treinar minha de escrita e organização. É um dos maiores aprendizados que podemos ter dentro da escola”, completa Ana Beatriz.


 




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login